EngAb

701 palavras 3 páginas
Uma consequência da 2ª lei da termodinâmica (todo processo de transformação de energia dá-se a partir de uma maneira mais nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade) é o fato de ser impossível obter energia de melhor qualidade do que aquela disponível inicialmente, ou seja, não existe a reciclagem completa da energia. Outra consequência é o aumento da entropia (desordem), o que implica maior desordem nos sistemas locais, regionais e globais.
Ecossistema
Um ecossistema é composto de fatores abióticos (matéria sem vida) e bióticos (seres vivos). Ecossistema é a unidade básica no estudo da ecologia; é a união entre biótipo e biocenose. Biótipo é o conjunto dos elementos necessários para as atividades dos seres vivos. Biocenose é o conjunto de seres vivos pertencentes a um ecossistema.
Homeostase é uma das características fundamentais dos ecossistemas. Homeostase é um estado de equilíbrio dinâmico alcançado pelo ecossistema quando ocorre algum tipo de mudança natural no mesmo. Se forem modificações impostas pelo homem, não há tempo suficiente para que ocorra esta homeostase, ocorrendo assim, o impacto ecológico no meio.

Sucessão ecológica
Sucessão ecológica é o desenvolvimento de um ecossistema desde sua fase inicial até a obtenção de sua estabilidade e do equilíbrio entre seus componentes, no qual a composição das comunidades, e do próprio ambiente, se altera ao longo do tempo.

Fonte: Disponível em < http://soumaisenem.com.br/biologia/ecologia/ecologia-sucessao-ecologica-parte-01> acessado em 26/03/2015
As primeiras plantas que se estabelecem (líquens, gramíneas) são denominadas pioneiras, e vão gradualmente sendo substituídas por outras espécies de porte médio (ervas, arbustos),são denominadas Intermediarias , até que as condições ambientais chegam uma comunidade clímax (árvores grandes), apresentando uma diversidade compatível com as características daquele ambiente. Nesta fase, o ecossistema apresenta um equilíbrio com o meio (Homeostase).
Quando a

Relacionados