Eng. segurança no trabalho

Páginas: 23 (5617 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

INTRODUÇÃO
À
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ROBERTO RIVA DE ALMEIDA
Eng. de Segurança do Trabalho

1. INTRODUÇÃO

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas,mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive.” (Organização Mundial da Saúde).
Todos os seres humanos têm direito ao melhor estado de saúde, independente de raça, religião, opinião política, condição econômica ou social.
As doenças podem ter as mais variadas causas, sendo umas geradas pela atividade produtiva, conhecidas como doençasespecíficas, tais como silicose, asbestose, bissinose, etc.. e outras, as inespecíficas, que não possuem suas causas relacionadas diretamente com o trabalho.
As doenças acima relacionadas são específicas, geradas por uma única causa. Estão reconhecidas pela Organização Internacional do Trabalho.
As doenças inespecíficas são geradas por causas diversas, podendo ter alguma causarelacionada com a atividade produtiva, tais como gastrite, úlcera, enxaqueca, etc., geralmente apresentando alguma relação com fatores estressantes.
Os agentes causadores de doenças do trabalho podem ser físicos, químicos ou biológicos. A exposição a agentes físicos – calor, ruído, radiações diversas -, a agentes químicos – benzeno, asbesto, fumos metálicos, etc. – e a agentes biológicos – bactérias,fungos, bacilos – causam doenças específicas do trabalho.
A atividade produtiva pode deixar o trabalhador exposto a esses agentes e, sem o monitoramento e controle deles, causar doenças irreversíveis e até mesmo a morte.
Existem outros agentes causadores de doenças, tais como movimento repetitivos, ansiedade, responsabilidade, que vão causar agravos à saúde do trabalhador.
Sãocausas indiretas que afetam o bem-estar dos trabalhadores: o analfabetismo, o alcoolismo, o tabagismo, a habitação inadequada, entre outras.
Para evitar a ocorrência de doenças, a melhor maneira é a prevenção. Para tanto, foram criadas leis que obrigam as empresas e os empresários a dedicarem atenção à saúde de seus empregados, seja realizando os exames médicos (periódicos, admissionais,demissionais, de retorno ao trabalho e de mudança de função), ou cumprindo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que visa a dar melhores condições de trabalho aos empregados, monitorando os problemas de saúde detectados ou, ainda, identificando os locais de risco e adotando medidas para evitar a doença, realizando, também, a educação sanitária, além de outras medidas.

2. O MEIO AMBIENTE EO TRABALHADOR

O meio ambiente deve ser entendido como o espaço, dentro e fora do local de trabalho. O trabalhador é parte integrante desse meio.
A busca incessante pela melhoria da qualidade de vida e pela excelência nos processos produtivos, aliada aos avanços tecnológicos tende a usufruir, indiscriminadamente, dos recursos naturais, oriundos da natureza (solo, ar e água),comprometendo a própria sobrevivência do homem.
O resíduos da produção, sejam sólidos ou líquidos, desde que não tenham um destino adequado, entram em contato com os elementos da natureza e prejudicam a qualidade do ar, da agricultura, da pecuária e das águas.
Além de deixarem resíduos, os processos produtivos destroem os elementos da natureza e, na maioria das vezes, esgotam os recursos.Exemplificando: a devastação das florestas, a poluição dos rios e o desaparecimento da vida aquática e até dos próprios leitos dos rios. Hoje, não há organismo de defesa ecológica que não esteja preocupado com a destruição da camada de ozônio, provocada por produtos químicos lançados na atmosfera.
A qualidade da vida do ser humano afeta diretamente o seu desempenho no local de trabalho. Quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eng. segurança do trabalho
  • Eng de Segurança do Trabalho
  • Segurança do trabalho: eng. civil
  • TRABALHO INTRODUÇÃO À ENG. DE SEGURANÇA
  • Condições de trabalhos em Frigoríficos
  • Eng. segurança
  • Eng segurança
  • Eng de Seguranca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!