eng.produ

1042 palavras 5 páginas
Introdução à Engenharia de Segurança do
Trabalho

O que é Engenharia do Trabalho?
Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com a necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Esses conhecimentos são usados com compreensão das interações entre os humanos e outros elementos do sistema. Podemos afirmar que está área trata de tecnologia interface máquina-ambiente-Homem-organização.

Origem
No início do século XX , o engenheiro americano Frederick
Winslow , foi dos primeiros a utilizar um método de organização objetivo do trabalho , conhecido no Brasil , a partir dos anos 30 pelo OCT (organização cientifica do trabalho) como Taylorismo a característica desde sistema é a divisão de tarefas dentro da empresa com isso obtém mais rendimento e eficiência.

Subáreas
1. Projeto e organização do trabalho.
2. Ergonomia, Sistema de higiene e segurança do trabalho.
3. Gestão de risco de acidente de trabalho.

1.1-Projeto de trabalho
É uma forma de entendermos que o trabalho é o conjunto especifico de tarefas realizadas por cada emprego. Isso mostra que qualquer organização tem um conjunto de trabalho tem por vários unidades funcionais. O projeto de trabalho tem por forma diz respeito definitivamente á especificação dos construídos e dos, métodos associados a cada um desses trabalho.

1.2-Objetivos do projeto de trabalho







Qualidade
Rapidez
Contabilidade
Flexibilidade
Custo
Saúde e segurança
 Qualidade de vida no trabalho

1.3-Organização do trabalho
Pode ser definida e organizada com especificação do constituído, método entre- relações entre os cargos , de modo que satisfaça os requisitos organizacionais e tecnológicos , assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo (Davis , apud Busciani , 1991)

2-O

Relacionados