Eng mecanica fisica2

5353 palavras 22 páginas
2Introdução
2.1 A ciência da Termodinâmica
O desenvolvimento da Termodinâmica pode ser traçado de volta nos tempos até os primórdios da história da humanidade. O uso da força dos animais de tração por volta de 4000 A.C e representou a principal fonte de energia até o século 19, D.C. Por volta do ano 3500 A.C., carros com rodas começaram a ser usados na Mesopotâmia. O uso da energia (no contexto que hoje a "entendemos") estava associada à energia proveniente de animais e/ou de escravos.
Moinhos de água, jatos de vapor e inúmeros mecanismos eram usados à época de Cristo. Durante o primeiro século D.C., o grego Hero construiu a primeira turbina, sem nenhum objetivo a não ser o de se distrair. Era uma turbina de reação, entendida hoje pela 3a. Lei de Newton sobre a ação e a reação. Representa, não obstante sua "inutilidade prática", o conceito termodinâmico de converter energia inanimada contida no combustível em algum efeito (o movimento).
Por outro lado, com o continuado e provavelmente desordenado crescimento das cidades, uma das tarefas críticas era a retirada e o transporte de águas provenientes dos poços, localizados cada vez mais longe, até as fontes públicas. O homem começou a também a realizar escavações mais profundas para a retirada de água das minas de carvão que ficavam inundadas. As necessidades cresciam e a tração animal passou a não ser mais suficiente. Era preciso descobrir-se novas fontes de energia, assim, os primeiros usos do vapor para atender às necessidades sociais começaram a aparecer ao final do século XVII.
Em 1601, Giovanni Baptiste della Porta, observou que era possível elevar água até alguma câmara superior se esta fosse preenchida com vapor a ser condensado. Outros tantos observaram o mesmo fenômeno sem nenhuma explicação. Curiosamente, em 1629 Giovanni Branca concebeu a idéia de uma turbina de impulsão, que funcionava segundo um princípio diferente da de Hero. Em 1643, Evangelista Torricelli, uns dos últimos alunos de Galileu,

Relacionados

  • Resumo do NBR 8160
    53917 palavras | 216 páginas