Eng Mbuta

1164 palavras 5 páginas
Introdução
A história da fotografia começou com a invenção e desenvolvimento da câmera e a criação de imagens permanentes a partir de Thomas Wedgwood, em 1790, e que culminou com o trabalho do inventor francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826
É muito difícil precisar as datas e etapas dos processos que levaram à criação da Fotografia, pois muitos deles são experiências conhecidas pelo homem desde a Antigüidade, e acrescenta-se a isso um conjunto de cientistas em diversas épocas e lugares que aos poucos foram descobrindo as partes deste intrincado quebra-cabeças, que somente no final do séc. XIX foi inteiramente montado. Entretanto, é possível apontar alguns destes fatos e descobertas como sendo relevantes para a invenção da fotografia. Os fundamentos daquilo que veio a se chamar fotografia vieram de dois princípios básicos, já conhecidos do homem há muito tempo, mas que tiveram que esperar muito tempo para se manifestar satisfatoriamente em conjunto, que são: a câmara escura e a existência de materiais fotossensíveis.

Evolução da fotografia
A cunhagem da palavra "Fotografia", foi atribuído em 1839 a Sir John Herschel baseado no φῶς grego (fosfato), (genitivo: fotos), que significa "luz", e γραφή (Graphe), significando "desenhar, escrever", juntamente que significa "desenhar com luz".
Para chegar até a foto digital muitas transformações aconteceram ao longo do tempo. E a criação final não pode ser considerada obra de uma pessoa só. Diversos sábios e pesquisadores foram somando conceitos até chegar ao que conhecemos hoje como foto. A começar por Leonardo da Vinci por volta de 1558 quando usava a câmera escura, que foi a base da invenção da fotografia, usada para o registro de imagens. Um personagem importante foi Ângelo Sala, em 1604 descobriu que um composto prata ficava escuro quando exposto ao sol. Johann Heinrich Schulze descobriu que tal substância prata era halógena, que se convertera em prata metálica.
A fotografia é o

Relacionados

  • Eng Mbuta
    1164 palavras | 5 páginas
  • Eng Mbuta
    1164 palavras | 5 páginas