Eng. civil

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Reforço por injeção de cimento

Desenvolvida no Japão nos anos 1970 e empregada em todo o mundo, o jet grouting é uma solução muito utilizada quando se pretende alterar as propriedades mecânicas do subsolo, sobretudo para aumentar sua resistência. A técnica consiste na injeção de nata de cimento no solo através de jatos horizontais ou verticais de alta pressão e velocidade (cerca de 250 m/s) eé realizada sem escavação prévia.
Em função do movimento rotacional que provoca, a calda de cimento desagrega o solo misturando-se a ele para constituir colunas cilíndricas ou painéis de solo-cimento, material que apresenta características mecânicas adequadas, além de menor permeabilidade. Tanto o diâmetro quanto a resistência das colunas são função da característica do terreno e do método deexecução.
"Embora seja possível empregar qualquer tipo de agente aglutinante, o jet grouting normalmente utiliza apenas uma mistura de água e cimento. O traço para cada tipo de solo pode variar, conforme a experiência e os ensaios de sondagem", explica o engenheiro Luiz Antônio Naresi Júnior, especialista em fundações pesadas e em geotecnia. "É possível aumentar ou reduzir o valor da água no traço e,inclusive, pode ser utilizada mistura de bentonita caso necessário", acrescenta o também especialista em fundações, Francisco Hilbe Ferreira de Souza.

Principais aplicações 
O jet grouting pode ser utilizado na maioria dos solos, independentemente de sua origem geológica e restrição granulométrica. "Teoricamente, ele pode ser usado para tratar de solos moles e silte até areia e cascalho",explica Naresi, segundo o qual há inúmeras variações para o uso da tecnologia no campo da engenharia de fundação profunda, hidráulica aplicada e projetos ambientais.
A técnica costuma ser utilizada para:
Paredes-diafragma estruturais, como contenção de escavações cilíndricas (poços e shafts), retangulares e lineares (trincheiras);
Canalização de córregos;
Fundações e reforços de fundações;Cortinas de vedação em barragens; 
Septos antipoluentes;
Estabilização de taludes; 
Ancoragem de tirantes;
Fundação de calotas e consolidação de emboques e de abóbadas de túneis;
Incremento da capacidade de carga de solos moles;
Prevenção de rupturas de fundo em escavações em argilas moles;
Prevenção de rupturas hidráulicas em escavações em solos arenosos submersos.

Processo executivo
O jetgrouting é uma evolução de outro processo bastante utilizado, o Chemical Churning Pile (CCP), que consiste, fundamentalmente, na execução de solo melhorado com aglutinante in situ, mediante a introdução no terreno de calda de aglomerante a grande velocidade.
A principal diferença do jet grouting é utilizar ar comprimido para envelopamento do jato de calda. Este colete de ar possibilita um maioralcance do jato, aumentando significativamente o volume de solo tratado, com consequente redução na quantidade de perfuração.
Para se ter uma ideia, pelo método CCP sem a utilização de ar comprimido é possível executar colunas de diâmetro entre 40 cm e 80 cm. Já o jet grouting permite executar colunas de diâmetro médio entre 80 cm e 180 cm.
É possível obter colunas com diâmetros ainda maiores,entre 190 cm e 300 cm com equipamentos capazes de jatear no solo simultaneamente três fluidos (ar, água e calda de cimento). Esse método, conhecido como Colum Jet Grout (CJG), raramente é empregado no Brasil, em função do elevado custo dos equipamentos. O mais comum é a utilização de equipamentos monotubo (para execução do método CCP, sem ar comprimido) ou com dois tubos (método Jumbo Grout). Nesseúltimo caso, são utilizadas duas hastes coaxiais simultâneas. Uma delas injeta calda de cimento. A outra, injeta ar comprimido. Há ainda o método de escavação pela frente com jet grouting horizontal (CCPH), usado em tratamentos de pré-revestimento de túneis.

Equipamentos básicos
Para execução de fundação com jet grouting, os principais equipamentos utilizados são:
Silo de cimento; ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eng. Civil
  • Eng civil
  • Eng Civil
  • Eng Civil
  • Eng civil
  • Eng civil
  • Eng civil
  • eng civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!