eng civil
ENGENHARIA CIVIL
ECONOMIA
N13
DAIANE DA COSTA LEANDRO – RA 4061938528 - TURMA N13
JANAINA SOUZA RAMOS - RA 4063969313 - TURMA N13
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: BREVE RETROSPECTO
CAMPO GRANDE - MS
03/2014
1) Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R: Os mercantilistas pensavam que quanto maior riqueza eles tivessem, melhores eles seriam independente se houvesse guerras ou não já os fisiocratas eram contra batalhas para acumular riquezas, os mesmos viam que a terra já nos dava tudo, portanto não deveriam alterar o fluxo.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
R: Adam Smith. A ideia de Smith era clara, para ele a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como se fosse guiada por uma “mão invisível”. Adam Smith também tinha outras ideias, como: a livre iniciativa (lainez-faire); a teoria do valor-trabalho onde se considerava que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano; e o Estado como proteção da sociedade.
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: A teoria das desvantagens comparativas surgiu através de estudos sobre o comércio internacional, e em busca de respostas por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados, construindo importante contribuição á essa teoria. Seu autor foi David Ricardo.
4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva?
R: Para Jean-Baptiste Say “a oferta cria sua própria procura”, ou seja, o aumento da produção iria transformar-se em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços. Já a teoria de Keynesiana na sua produção e o aumento desta demanda, por sua vez causa