Eng. Automotiva_Etios

737 palavras 3 páginas
Toyota Etios
Este trabalho tem como objetivo estudar o balanço de potências do carro Toyota Etios, determinar curvas de potência liquida e estimar velocidade máxima, para termos uma comparação de nossos resultados com o dado disponibilizado pelo Professor

Santo André
2013
1. Conteúdo

2. TOYOTA ETIOS

O Toyota ETIOS é fabricado na primeira ecofactory da Toyota no Brasil, sob os mais rigorosos padrões de qualidade e com o selo da marca mais verde do mundo. Mas a qualidade Toyota vai além de seus produtos. No Brasil, o índice de satisfação dos clientes é de 98%. E no resto do mundo não é diferente. Isso faz com que a Toyota ocupe hoje o posto de maior montadora do planeta.

3. TRABALHO PROPOSTO

Para o veículo indicado pelo professor, determinar curvas de potência líquida e estimar velocidade máxima. Compará-la com o dado disponível.
Passos:
1. Estimar área frontal;
2. Adotar Cx;
3. Estimar raio dinâmico do pneu à partir da especificação do pneu do veículo;
4. Calcular distância do eixo dianteiro ao CG (a1);
5. Calcular gráfico rotação vs velocidade para todas as marchas;
6. Calcular gráficos de potência líquida para todas as marchas e rotações;
7. Estimar velocidade máxima em km/h;
8. Aceleração.

4. INFORMAÇÕES

4.1. COEFICIENTE DE PENETRAÇÃO AERODINÂMICA

Como já foi mencionado, um carro aerodinâmico tem uma grande facilidade para atravessar a “parede” formada pelo ar sem utilizar muito da potência do motor.
Os projetos aerodinâmicos têm como objetivo aproveitar ao máximo o corpo do carro para facilitar a passagem do fluxo de ar sobre sua superfície, fazendo com que essa passagem seja suave, diminuindo assim seu coeficiente de penetração aerodinâmica. Para conseguir esse menor deve-se considerar:
- o formato da traseira do veículo; levantando e/ou alongando-a- melhorias na parte frontal; através de uma curva suave começando a partir da linha do pára-choque;
- o ângulo

Relacionados