Enfretamento em cajamarca

863 palavras 4 páginas
ANÁLISE CRITICA DE TEXTO

3º CAPÍTULO DO LIVRO: "Armas, Germes e Aço: Os destinos das sociedades humanas" – Enfretamento em Cajamarca
Autor: Jared Diamond.
Disciplina: Ciências Políticas
Professor: Pablo Viana

Luísa1

O terceiro capítulo do Livro Armas, Germes e Aço: Os destinos das sociedades humanas, do autor Jared Diamond, traz minuciosamente o relato de como ocorreu o Enfrentamento em Cajamarca, que veio a ser a colonização do então denominado, Novo Mundo, feita pelos europeus e assim sua conquista, fazendo com que desaparecessem em grande número, os grupos nativos americanos.
O enfretamento em Cajamarca iniciou-se em 1492, ao ser constatado pelo então explorador Cristóvão Colombo, que havia uma extensão de terras povoada densamente por nativos americanos.
Neste cenário, havia um povoado com mais de cem mil habitantes indígenas, liderados por Ataualpa, que vinha a ser o monarca absoluto do Estado do Novo Mundo, de acordo com a narrativa do autor, Ataualpa e seu exército de oitenta mil guerreiros, haviam sido vitoriosos, recentemente, de uma guerra com outros índios, e encontravam-se Cajamarca por estarem divididos e vulneráveis.
Vulneráveis por terem combatido outros guerreiros, que haviam se contaminado com doenças que abalavam a imunidade como; varíola, sarampo entre outras doenças infecciosas.
O momento tocante do texto vem a tona, quando o autor começa a narrar como ocorreu a invasão dos espanhóis no território de Cajamarca, na data de 16 de novembro de 1532, momento em que o representante do Rei Carlos I da Espanha, Pizarro, usou de seu pouco conhecimento e da religião para então capturar o líder Ataualpa e usa-lo para render o restante da população indígena, dominando assim, todo território inca.
O fato interessante, observado no texto é que, os espanhóis encontravam-se entre duzentos a trezentos homens, que através de uma brava demonstração de coragem derrotaram cerca de quarenta mil guerreiros incas, e capturou seu monarca.

Relacionados

  • cajamarca
    770 palavras | 4 páginas
  • CAJAMARCA
    649 palavras | 3 páginas
  • Trabalho Ci Ncias Pol Tica Professor Pablo
    704 palavras | 3 páginas