Enfrentando as Dificuldades Desafiando os aunos

4174 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Relato de Experiência

ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DESAFIANDO OS ALUNOS
1

Denise Fernanda Schlindwein
2
Rita de Cassia de Souza Soares Ramos
3
Reginaldo Fabiano da Silva Afonso
4
Nair Dierings
5
Felipe Diego Hepp

Resumo
O presente trabalho consiste no relato de experiência de Denise Fernanda Schlindwein no Estágio Curricular Supervisionado II Educação não Formal, em matemática, do Curso de
Licenciatura em Matemática a Distância, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental
Gonçalves Dias no período de 18 de novembro de 2013 a 28 de novembro de 2013, com a turma de 7º ano do ensino fundamental, e tem como tema “Enfrentando as Dificuldades”.
O processo de aprendizagem da matemática, que ocorre em toda a trajetória escolar, se depara inúmeras vezes com dificuldade que o aluno apresenta no ensino fundamental e não são sanadas em sala de aula. Buscando aumentar um interesse pela matemática, utilizando as formas descontraídas de aprender, realizamos o Projeto Enfrentando as Dificuldades, em educação não formal, em forma de gincana, abordando as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão, onde cada atividade era premiada com pontos e no final de todas as aulas seria conhecido o aluno que mais pontos fez.
Todas as atividades foram revisadas e adaptadas em forma de brincadeiras, tais como dominó, bingo, dança das cadeiras, entre outras, se tornando agradável de aprender, promovendo uma competição saudável, diminuindo o medo que os alunos tinham da matemática e contribuindo positivamente na aprendizagem, como podemos observar no relato que eles descreveram sua experiência nessas aulas de reforço.

Introdução
A matemática, uma disciplina obrigatória nos currículos escolares, é considerada uma das matérias mais difíceis e possui altos níveis de alunos em recuperação

Relacionados

  • Obtenção e utilização do álcool
    124331 palavras | 498 páginas