ENFOQUE GLOBALIZADOR - ANTONI ZABALA

324 palavras 2 páginas
FICHAMENTO
Antoni zabala -- Enfoque Globalizador: Pensamento Complexo
Resumo
Ele faz uma síntese e um novo método para o ensino, açao do educando como cidadão e profissional o livro olha para dentro e fora da escola, o que o aluno será capaz de fazer quando terminar os estudos quem ele será em sociedade.
1 cap. Como se organizou as matérias.. busca nos sofistas para explicar
Na Paidéia como se organizou o curriculo, os sofistas (filososfos que trabalhavam com linguagem e convencimento) concorriam entre si para ver quais filosofos fariam as melhores propostas para ensinar. Surge a democratização inda primitiva, ouve um processo simultâneo de integração- fragmentação. O curriculo se tornou um instrumento de convencimento para sua validade. O problema é que o curriculo deveria ser colocado dentro de sala mais nem sempre os professores ajudam na elaboração do curriculo. Surge então os métodos para ajudar os professores a colocar em pratica o curriculo, inter, meta, pluri, transdiciplinariedade..
Há necessidade de um método de trabalho pra ensinar. Uma sequencia para ensinar.
Critica- nao há um método, so porque há vários olhares e direções para serem seguidos.
O problema principal e colocar a função social da educaçao. Na Grécia o ensino tinha a finalidade gerar conhecimento, cidadãos articulados e engajados com o conhecimento, hoje a produção do conhecimento é um problema pois a sociedade capitalista nao vive para o conhecimento mais para a produção e consumo, o modelo social vigente é capitalista, a função é capacitar o individuo para modificar o ambiente que se vive. O próprio fordismo, ela fomentou o modelo educacional que vivemos hoje, coloca as crianças em sala de aula da os mesmo ensino, mesmo conteúdo etc. o objeto de estudo na escola deve ser a realidade.. (p 35), o ensino deve intervir nas realidades capitalistas que ele vive. (P 45)

Relacionados