ENFOQUE DA HUMANIZA O DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM CENTRO CIR RGICO

Páginas: 16 (3766 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
ENFOQUE DA HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM CENTRO CIRÚRGICO



O processo de humanização na assistência em CC é um desafio, porém necessário e pode-se entender o quanto se tornam possível e essencial na prática da enfermagem, pois, conscientização da importância de ouvir, olhar, tocar e serem presentes propicia segurança e tranquilidade que indubitavelmente favorecem otratamento e a recuperação. Desta forma, é ressaltado a importância de mudanças frente aos profissionais, por levantar questionamentos a respeito da necessidade de inovação dos conceitos sobre assistência cirúrgica e implantar uma assistência humanizada, deixando de buscar as características relacionadas a problemas burocráticos, estruturais e técnicos, mas sim a uma questão que envolva atitudes,comportamentos, valores e ética moral e profissional.
As abordagens da humanização da assistência oferecidas pelos profissionais de enfermagem atuantes no CC serão discutidas com definição das ações realizadas pelos profissionais de enfermagem de modo a tentar responder como a atuação deve ser realizada pelos profissionais de saúde atuantes em CC que podem ser consideradas humanizadas.
Este estudoaponta e discute as principais polêmicas sobre o assunto do ponto de vista do profissional de enfermagem e inquietação sobre a maneira como são atendidos os usuários do centro cirúrgico nosocomiais, constituiu-se no impulso que desencadeou a presente pesquisa. Com esta nova visão, muito do que parece autoritário no relacionamento entre os profissionais de saúde e os pacientes será modificado,para adaptar-se às novas exigências.
Ao invés dos usuários seguirem à risca padrões de comportamento ditados pelos hospitais e que muitas vezes constrangem, maltratam e prejudicam, os nosocômios é que terão de se adaptar às necessidades e vontades dos usuários. Considera-se que humanização no atendimento hospitalar será uma ação abrangente, que as exigências da cidadania farão com que extrapole oâmbito dos hospitais públicos e chegue aos estabelecimentos privados.
Até porque ela decorre dos direitos da clientela, razão de ser da própria rede hospitalar. Obviamente os profissionais mais valorizados pelos usuários e família são aqueles que desempenham suas atividades considerando as necessidades bio-psico-sociais. Analisando, portanto, como os profissionais de nível médio e superior atuantesem CC exercem a humanização e qual o significado desta atuação humanizada como beneficio para os usuários.
São recomendadas algumas alterações na prática hospitalar que venham a adequar as necessidades emergentes de humanização da assistência para o cliente e profissional de saúde. Desde modo com o objetivo de subsidiar a descrição como os profissionais de enfermagem atuantes em CC devem exercer aassistência de forma humanizada e a significância desta atuação humanizada como beneficio para os usuários.
Bem como analisar o processo de humanização, averiguar a necessidade e a aplicabilidade do conhecimento dos profissionais sobre o tema em pauta, relacionando principais entraves e dificuldades para o exercício da assistência segundo os profissionais de enfermagem e propor ações parafacilitar e permitir a atividade de enfermagem dentro dos princípios de humanização da assistência.

Humanização em Saúde

O termo “Humanização” começou a ser utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua atenção voltava-se para a humanização do parto e bebês de baixo peso em Unidades de Terapia Intensiva, mas logo passou a ser referência para toda rede pública. No Brasil, a legitimidade datemática ganha status quando o Ministro da Saúde regulamenta o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH). (BRASIL, 2000).
O PNHAH nasceu de uma iniciativa do Ministério da Saúde de buscar estratégias que possibilitem a melhoria do contato humano entre profissional da saúde e usuário, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade, visando o bom relacionamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Enfermagem no Centro Cir rgico CME
  • Centro Cir Rgico II
  • CENTRO CIR RGICO 2
  • RELAT RIO CENTRO CIR RGICO
  • A Humaniza O Do Trabalho Para Os Profissionais De Enfermagem
  • O reflexo do trabalho na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem atuantes em um centro cirúrgico
  • Centro Cir Rgico Recursos Burnout SILVIA
  • Trabalho Centro Cir Rgico 6 4 15

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!