ENFOQUE DA HUMANIZA O DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM CENTRO CIR RGICO

3766 palavras 16 páginas
ENFOQUE DA HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM CENTRO CIRÚRGICO

O processo de humanização na assistência em CC é um desafio, porém necessário e pode-se entender o quanto se tornam possível e essencial na prática da enfermagem, pois, conscientização da importância de ouvir, olhar, tocar e serem presentes propicia segurança e tranquilidade que indubitavelmente favorecem o tratamento e a recuperação. Desta forma, é ressaltado a importância de mudanças frente aos profissionais, por levantar questionamentos a respeito da necessidade de inovação dos conceitos sobre assistência cirúrgica e implantar uma assistência humanizada, deixando de buscar as características relacionadas a problemas burocráticos, estruturais e técnicos, mas sim a uma questão que envolva atitudes, comportamentos, valores e ética moral e profissional.
As abordagens da humanização da assistência oferecidas pelos profissionais de enfermagem atuantes no CC serão discutidas com definição das ações realizadas pelos profissionais de enfermagem de modo a tentar responder como a atuação deve ser realizada pelos profissionais de saúde atuantes em CC que podem ser consideradas humanizadas.
Este estudo aponta e discute as principais polêmicas sobre o assunto do ponto de vista do profissional de enfermagem e inquietação sobre a maneira como são atendidos os usuários do centro cirúrgico nosocomiais, constituiu-se no impulso que desencadeou a presente pesquisa. Com esta nova visão, muito do que parece autoritário no relacionamento entre os profissionais de saúde e os pacientes será modificado, para adaptar-se às novas exigências.
Ao invés dos usuários seguirem à risca padrões de comportamento ditados pelos hospitais e que muitas vezes constrangem, maltratam e prejudicam, os nosocômios é que terão de se adaptar às necessidades e vontades dos usuários. Considera-se que humanização no atendimento hospitalar será uma ação abrangente, que as exigências da cidadania farão com que extrapole o

Relacionados