Enfermeira

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
AVM FACULDADE INTEGRADA
CLAUDINÉA SILVA ARAÚJO CARLOS




GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (SÓLIDOS)








Trabalho apresentado ao curso de pós-graduaçãopara avaliação parcial da disciplina,
Gestão de Resíduos e Meio Ambiente
Tutor: Márcio Luiz da Silva Gama




Salvador
2014



GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (SÓLIDOS)Resíduos sólidos
Resíduos sólidos e lixo são termos utilizados indistintamente por autores de publicações, mas na linguagem cotidiana o termo resíduo é muito pouco utilizado. Na linguagem corrente, otermo lixo é usualmente utilizado para designar tudo àquilo que não tem mais utilidade, enquanto resíduo é mais utilizado para designar sobra (refugo) do beneficiamento de produtos industrializados.De acordo com o dicionário da língua portuguesa, lixo é aquilo que se varre de casa, do jardim, da rua, e se joga fora. Coisas inúteis, velhas, sem valor. Resíduo é aquilo que resta de qualquersubstância, resto (Ferreira, 1988).
As definições acima mostram a relatividade da característica inservível do lixo, pois para quem o descarta pode não ter mais serventia, mas, para outros, pode ser amatéria-prima de um novo produto ou processo. Por isso, a necessidade de se refletir o conceito clássico e desatualizado de lixo. A Resolução CONAMA no 005/1993 define resíduos sólidos como: resíduos nosestados sólido e semi-sólido que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços de varrição.
Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientesde sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento narede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviável em face à melhor tecnologia disponível.
Legislação aplicável aos resíduos sólidos
Dentre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENFERMEIRA
  • enfermeira
  • enfermeira
  • enfermeira
  • enfermeira
  • Enfermeira
  • enfermeira
  • Enfermeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!