enfermeira

Páginas: 11 (2620 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
1. INTRODUÇÃO
O acidente vascular cerebral (AVC) consiste na interrupção súbita do fluxo cerebral vascular, conhecido popularmente como derrame cerebral, que ocasiona a falta de irrigação sanguínea necessária para o funcionamento total do cérebro. Essa interrupção pode ocorrer devido ao bloqueio de um dos principais vasos que nutrem o cérebro (oclusão), por obstrução parcial ou completa de umvaso intracraniano, ou por hemorragia 1,2,3 .
Dessa forma, o AVC pode ser classificado em isquêmico: quando há a interrupção de um vaso sangüíneo que dificulta o fluxo de sangue em uma região especifica do cérebro, interferindo nas funções neurológicas dessa região; ou hemorrágico: quando ocorre sangramento local, o que também acarreta outros fatores agravantes como exemplo, aumento da pressãointracraniana, e edema (inchaço) cerebral 4,5.
Um estudo realizado no ano de 2008 apontou que o AVC tipo isquêmico ocorre em 85,5% dos casos e de forma predominante no sexo masculino com idade entre 60 e 74 anos. A isquemia refere-se a qualquer processo onde um tecido não recebe os nutrientes inclusive o oxigênio adequado para o processo metabólico das células 6,7.
O AVCI ainda pode ser de naturezatrombólica ou embólica. Neste caso, trombose é definida como sendo um bloqueio que ocorre de forma gradual e que forma um coágulo numa artéria cerebral. Já o tipo embólico caracteriza-se por um bloqueio súbito de uma artéria por um trombo transportado pela corrente sanguínea de uma artéria já lesada ou do coração. Há também os chamados acidentes isquêmicos transitórios (AIT), considerado umdéficit neurológico focal que dura até 24 horas, no entanto, não deixa seqüelas , no entanto,caso ultrapasse esse período as seqüelas podem ser irreversíveis 5,6,7.
Assim, o AVC é uma doença resultante de um distúrbio na circulação sanguínea provocada pelo enfarte do cérebro que pode de natureza isquêmica ou hemorragia e que acarreta comprometimento das funções cerebrais. Pode ainda ocorre de formasúbita (ictiforme) ou por defeito neurológico focal (aneurisma) as características clínicas tanto do tipo hemorrágico, como isquêmico são determinadas conforme a localização e a extensão do prejuízo cerebral 6,7,8.
As conseqüências do AVC vão desde danos físicos, como plegias ou paralisia de um dos lados do corpo ou, dos dois, alterações sensoriais, psicoafetivos, como quadros depressivos,ansiedade, cognitivos, como problemas de memória, atenção e concentração, alteração da linguagem e funções executivas, controle postural, funções neurológicas, motoras sensoriais comportamentais que podem levar a invalidez 4,6,9,10.
Estudos apontam que fraqueza muscular é considerada a característica mais comum ocorrendo em mais da metade dos pacientes que apresentam quadros de AVC. Em 77,7% dos casosde menos dois terços de pessoas tem seqüelas, deficiências, o que interfere consideravelmente em sua qualidade de vida. As pessoas tornam-se dependentes dos familiares, até em atos simples como comer, beber e higiene pessoal 1, 11,12.
Outras possíveis complicações podem ser associadas em casos de lesão neurológica frente ao estado patológico da pessoa, dificultando assim sua reabilitação. Sãoeles: pneumonia, formação de coágulos de sangue nas veias das pernas que podem atingir a circulação pulmonar, infecção do trato respiratório, incontinência urinária e obstipação 12,13,14.
Entre os fatores de riscos mais comuns estão: hipertensão arterial sistêmica (HAS), tabagismo, dislipidemias, uso abusivo de álcool, doenças cardíacas consideradas o segundo maior fator de risco e inclui quadrosembólicos e aterotrombolicos Já a diabetes mellitus é um fator de risco independente em relação às doenças cerebrovasculares, pois esta acelera o processo de aterosclerose, obesidade, uso de cocaína anticoncepcionais orais, sedentarismo, hereditariedade e idade avançada 2,5,6,12.
As doenças cerebrovasculares são consideradas a terceira causa de morte no mundo a frente delas somente as doenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENFERMEIRA
  • enfermeira
  • enfermeira
  • Enfermeira
  • enfermeira
  • Enfermeira
  • enfermeira
  • Enfermeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!