Enfermaghem

Páginas: 2 (390 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Universidade de Brasília
-------------------------------------------------
Faculdade de Ceilândia
Fundamentos da Educação em Saúde

Referência Bibliográfica: MITRE, Sandra Minardi etal. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais.Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2133-2144.

RESUMOMarcela Machado Rennó - Matrícula: 10/0035507
As transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Oartigo no entanto, tem como objetivo discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas deensino-aprendizagem. 
A educação imposta funciona como um instrumento de colocação da desigualdade, que permite ocultar a realidade e aparece simplesmente como uma questão técnica sendo sustentada pelosprincípios da ciência - supostamente - neutra, mas que tem servido apenas a um poder que oprime. A educação deve ser um ato coletivo, solidário, comprometido - um ato de amor e uma atitude de compaixão -que não pode ser imposto e nem deixado à própria sorte. Sendo uma tarefa de troca entre pessoas e, não o resultado de um depósito de conhecimentos, de um iluminado em um obscuro e, tampouco, o descasolicencioso e injustificado do faz-de-conta no ensino.
Podem-se alcançar novos caminhos, em uma perspectiva de composição das jornadas individual e coletiva, aceitando o desafio de reconstruirvalores significativos como o cuidado, a solidariedade, a amizade, a tolerância e a fraternidade. Devido a  educação ser voltada para as relações sociais emergentes é capaz de desencadear uma visão dotodo, de rede, de transdisciplinaridade e de interdependência - as quais devem ser levadas a sério, especialmente em um contexto de emergência dos novos referenciais da complexidade, do pensamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!