Enfermagem

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
O CITOPLASMA
Conceito → É a região da célula localizada entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchida por uma substância gelatinosa (semi-líquida), na qual estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.

Prof.

André Maia

O Movimento amebóide → é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes. Ex.: leucócitos ou glóbulos brancos e algunsprotózoários, como as amebas.

Tixotropismo → é a capacidade que apresenta o citoplasma de mudar a sua composição química de “gel” para “sol”. 2.2 As Organelas Citoplasmáticas São estruturas com forma e funções definidas, encontradas no interior do citoplasma. Principais organelas:

Hialoplasma (Citossol ou Matriz Citoplasmática) → É uma substância gelatinosa (viscosa) que preenche o citoplasma, compostaquimicamente por água, proteínas, sais, carboidratos, etc. 2.1 Partes do Citoplasma Endoplasma e Ectoplasma O Endoplasma → é a parte mais interna do citoplasma. Apresenta consistência fluídica (sol). O Ectoplasma → é a parte mais externa do citoplasma, apresenta consistência gelatinosa (gel). 2.2 Movimentos do Citoplasma → ciclose e movimento amebóide A Ciclose → É um movimento no endoplasmacelular em forma de uma corrente, onde são observadas algumas organelas se deslocando, como os cloroplastos em células vegetais. 33

→ Retículo endoplasmático (liso e rugoso); → Ribossomos; → Complexo de Golgi; → Lisossomos; → Centríolos; → Mitocôndrias; → Plastos; → Vacúolos; → Peroxissomos; → Glioxissomos.
2.2.1 O Retículo Endoplasmático É um conjunto de canais que se expande no interior docitoplasma (no citossol), formando canais ramificados e sacos achatados que se intercomunicam.

Tipos de retículo endoplasmático: • Retículo endoplasmático rugoso e retículo endoplasmático liso. a) O Retículo Endoplasmático Liso ou Agranular É a parte do retículo endoplasmático que não apresenta grânulos (ribossomos) nas suas membranas.

Função: Síntese de proteínas 2.2.2 Os Ribossomos → Sãopequenos grânulos observados livres no citoplasma ou aderidos as membranas do retículo endoplasmático rugoso. Quimicamente são constituídos por proteínas e RNA (ácido ribonucléico).

Funções: Transporte de substâncias no interior do citoplasma; Síntese de lipídios (gorduras); Eliminar substâncias tóxicas (álcool, drogas, etc.); Desativar alguns hormônios (adrenalina); b) O Retículo EndoplasmáticoRugoso (ou granular, ERG, ergastoplasma) É a parte do retículo endoplasmático que apresenta grânulos (ribossomos) aderidos as suas membranas. → Não são visíveis ao microscópio óptico. → Ocorrem em todos os tipos de células. Função Síntese de proteínas 2.2.3 O Complexo de Golgi ou Golgiossomo Compreende um conjunto de sacos achatados e sobrepostos, formando pilhas, de onde partem pequenas vesículas.34

Funções Armazenar e empacotar secreções produzidas pela célula; → Sintetizar carboidratos; → Originar os lisossomos; → Constitui o acrossomo do espermatozóide.

2.2.5 As Mitocôndrias São estruturas cilíndricas com aproximadamente 0,5 micrômetros de diâmetro e vários micrômetros de comprimento. Podem ser visualizadas ao microscópio ótico. Encontram-se em todas as células eucarióticas.Função:



2.2.4 Os Lisossomos São vesículas membranosas que brotam do complexo de Golgi, contendo enzimas digestivas. Funções:

→ Realizar a respiração celular e produzir
energia em forma de ATP (trifosfato de adenosina). → O conjunto de todas as mitocôndrias de uma célula denomina-se “condrioma” Estrutura da Mitocôndria: • Apresenta-se constituída por duas membranas: uma membrana externalisa que a envolve e uma membrana interna formando dobras, denominadas “cristas mitocondriais”. • O espaço interno da mitocôndria denomina-se “matriz mitocondrial”. REPRESENTAÇÃO ESTRUTURAL DE UMA MITOCÔNDRIA

→ Digestão intracelular; → Regressão da cauda do girino; → Promove a autofagia (= digestão de
algumas organelas da própria célula, com a finalidade de nutrição); → Realizam a autólise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!