Enfermagem

Páginas: 19 (4597 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Sumário
1 – INTRODUÇÃO 2
2 - DETERMINANTES DA OFERTA DE OXIGÊNIO AOS TECIDOS E DO DÉBITO CARDÍACO 2
3 – PRINCIPAIS DROGAS VASOATIVAS 3
4 – AGENTES SIMPATOMIMÉTICOS 3
5 – CLASSIFICAÇÃO DAS CATECOLAMINAS 4
Dopamina 4
Dobutamina 5
Noradrenalina 6
Adrenalina 8
Isoproterenol 10
Dopexamina 11
Amrinone 12
6 - VASODILATADORES 13
7 - CONCLUSÃO 16
8 – REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 17
ANEXOS 18

DROGAS VASOATIVAS
1 – INTRODUÇÃO
O termo droga vasoativa é atribuído às substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, sejam eles diretos ou indiretos, atuando em pequenas doses e com respostas dose-dependente de efeito rápido e curto, através de receptores situados no endotélio vascular.
Na maioria das vezes, é necessário o uso damonitorização hemodinâmica, invasiva, quando se faz a utilização dessas substâncias, pois suas potentes ações determinam mudanças drásticas tanto em parâmetros circulatórios como respiratórios, podendo, do seu uso inadequado, advirem efeitos colaterais indesejáveis, graves e deletérios, que obrigam sua suspensão.
Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nasunidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da sua farmacocinética e farmacodinâmica é de vital importância para o intensivista, pois daí decorre o sucesso ou mesmo o insucesso de sua utilização.
2 - DETERMINANTES DA OFERTA DE OXIGÊNIO AOS TECIDOS E DO DÉBITO CARDÍACO
A oferta de oxigênio é a medida mais direta da função circulatória e o consumo de O2 é a medida mais direta da atividademetabólica. A distribuição inadequada de O2 , em face da demanda metabólica, aumentada devido a fatores como trauma, perda de sangue e infecção, produz hipoxemia tecidual, disfunção orgânica e morte.
As drogas vasoativas têm ação, principalmente, sobre os parâmetros que regulam o débito cardíaco. Este é determinado pelo produto do volume sistólico e freqüência cardíaca. O volume sistólicodepende das pressões e dos volumes de enchimento ventricular (pré-carga), da contratilidade do miocárdio e da resistência ao esvaziamento ventricular (pós-carga).
A frequência cardíaca é determinada pela capacidade de reação cronotrópica do coração à estimulação simpática, durante a reação de estresse. A oferta de oxigênio aos tecidos depende diretamente do débito cardíaco e do conteúdo arterial de O2(CaO2). Por outro lado, o consumo de O2 varia de acordo com necessidades metabólicas, sendo estas extremamente mutáveis e dependentes dos mecanismos envolvidos na agressão e integridade teciduais.
O objetivo principal da utilização de drogas vasoativas é otimizar a relação oferta de O2/consumo de O2 , distribuindo-se adequadamente o suprimento de O2 em face da demanda metabólica alterada dosdiferentes órgãos e tecidos, na tentativa de se preservar a função bioquímica celular.
3 – PRINCIPAIS DROGAS VASOATIVAS
As drogas vasoativas mais empregadas são as catecolaminas, também denominadas aminas vasoativas ou drogas simpatomiméticas. Dentre elas, destacam-se a noradrenalina, a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina e o isoproterenol. Dispomos, também, da amrinone e dosvasodilatadores (nitroprussiato de sódio, nitratos, clorpromazina, prazozin, captopril, enalapril e bloqueadores de cálcio).
4 – AGENTES SIMPATOMIMÉTICOS
As catecolaminas (adrenalina, noradrenalina, dopexamina, dopamina, isoproterenol e dobutamina) e drogas não catecolaminas (metaraminol, fenilefrina e metoxamina) são os agentes simpatomiméticos mais utilizados em terapia intensiva. A substânciabásica da qual derivam as catecolaminas é a betafeniletilamina, que consiste num anel benzênico e uma cadeia lateral etilamina. Ocorre, no organismo, uma síntese natural e endógena de três catecolaminas: dopamina, adrenalina e noradrenalina. As catecolaminas endógenas originam-se da tirosina que se transforma sucessivamente em dopa, dopamina, noradrenalina e adrenalina por ação enzimática, em todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!