Enfermagem

Páginas: 8 (1848 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 SUMÁRIO



Introdução ........................................................................................ 2
Revisão de Literatura ....................................................................... 2
2.1 A importância da Fase Primária observada por Freud............... 3
2.2. Mãe Suficientemente Boa X Mãe Insuficientemente Boa........ 5
2.3. Fase de DependênciaAbsoluta X Fase de Dependência Relativa........................................................................................... .5
2.4. Filme- Ensinando a Viver............................................................7
Análise e Interpretação.....................................................................8
Considerações Finais....................................................................... 9
Referências ..................................................................................... 10







Introdução

O ser humano, ser que a psicologia busca desvendar, é um ser sócio-histórico. Constrói-se a partir das relações que desenvolve com o meio externo. Sua subjetividade, ou seja, suas percepções, expressões afetivas e corporais,visíveis ou não, que dizem respeito ao seu modo de agir, pensar, sonhar, suas fantasias, enfim, o seu comportamento é fruto da qualidade das relações que ele construiu ao longo de toda a sua vida, da interação com o outro e com a sua cultura, desde o seu nascimento e ao longo de toda a sua história, está em constante processo de construção.
Psicanalistas, como Freud e Winnicott,desenvolveram teorias sobre a estrutura psicofísica, o desenvolvimento cognitivo-afetivo nos seres humanos. Contribuições de grande importância para a psicologia e a psicanálise, uma vez que favorecem o entendimento dos diversos comportamentos humanos.

Objetivo: entender a construção da estrutura psicofísica, a subjetividade do ser humano, através das teorias comportamentais de Freud eWinnicott.

Metodologia: textos sobre as teorias de Freud e Winnicott, e reflexão crítica de filmes que versam sobre o comportamento humano.

Revisão de literatura
O ser humano é um ser social, que interage com as influências externas e a sua cultura . As fases estabelecidas por Freud e Winnicot, os mecanismos de defesa e meios de convivência com a mãe, familiares, e o mundo externo,constituem a personificação do indivíduo.

2.1 A importância da Fase Primária observada por Freud
2.2. Fase de Dependência Absoluta X Fase de Dependência Relativa
2.3. Mãe Suficientemente Boa X Mãe Insuficientemente Boa
2.4. Filme- Ensinando a Viver
3.0. Análise e interpretação do filme


A importância da fase primáriaFreud e a Teoria Psicossexual

A existência de uma sexualidade infantil ou seja, desde o principio da vida, contribui para o processo de maturação da subjetividade do ser humano.
No inicio a função sexual está ligada a sobrevivência, e o prazer é encontrado no próprio corpo. Movido pelo principio do prazer, desde o nascimento o ser sente necessidade de satisfação e contrariedades advindasdas más qualidades nas relações com o mundo externo podem gerar enormes frustrações que serão canalizadas através de vários mecanismos que irá desenvolver como meio de defesa.

Fase Oral (0-1ano): a zona de erotização é a boca; grande necessidade de cuidados, troca de fraldas, carinho; nesta fase a boca é que é mobilizada e nos relaciona com o mundo. Se houver muito desconforto, o bebê poderádesenvolver esquizoidia ou esquizofrenia, por ex.
Fase Anal (1-4 anos): a zona de erotização é o ânus; descoberta de contracturas, controle do esfincter, masturbação. Importante que também seja uma fase de boa qualidade porque contribui para a formação de um ser equilibrado e não excessivamente erotizado ou o contrário, um ser reprimido.
Fase Fálica (4-6 anos): a zona de erotização é o orgão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!