Enfermagem
A ultrassonografia permite também, através do efeito Doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade pro criativa.
A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versátil e ubíqua, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos últimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário.
Esta modalidade de diagnóstico por imagem apresenta características próprias:
É um método não invasivo ou minimamente invasivo.
Apresenta a anatomia em imagens seccionais, que podem ser adquiridas em qualquer orientação espacial.
Não possui efeitos nocivos significativos dentro das especificações de uso diagnóstico na medicina.
Não utiliza radiação ionizante.
Possibilita o estudo não invasivo da hemodinâmica corporal através do efeito Doppler.
Permite a aquisição de imagens dinâmicas, praticamente em tempo real, possibilitando estudo do movimento das estruturas corporais.
O método ultrassonográfico baseia-se no fenômeno de interação de som e tecidos, ou seja, a partir da transmissão de onda sonora pelo meio, observamos as propriedades mecânicas dos tecidos. Assim, torna-se necessário o conhecimento dos fundamentos físicos e tecnológicos envolvidos na formação das imagens do modo pelo qual os sinais obtidos por essa técnica são detectados, caracterizados e