enfermagem trabalho

Páginas: 8 (1854 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
Enfermagem e o cuidado: uma relação

Com prendendo o cuidar de forma mais ampla, parece mais claro visualizá-lo anteriormente á enfermagem. Varias autoras entre elas Donahue ( 1985) , estabelece uma relação na enfermagem entre mulheres / mãe e cuidado . Segundo ela, amplia – se para o cuidado de doentes, idosos e necessitados.
Há um equivoco, ou uma inversão, nessa questão : o cuidadonasce de um interesse, de uma responsabilidade , de uma preocupação , de um afeto, o qual , implicitamente inclui o maternar e o educar que , por sua vez , implicam ajudar o crescer
O cuidar sempre esteve presente na historia humana , como forma de viver , de se relaciona e como atividade leiga e religiosa . O cuidado tecnológico também , de certa forma , esta presente nas diversascivilizações, porem diferenciada.
A enfermagem nasce depois ou seja , começar a tomar formar e ocupa o status de ocupação distinta com formalização do seu ensino , iniciada por Florence Nightingale.
Em 1985 a enfermagem foi reconhecida no processo de evolução como mais velha que a medicina no ato do cuidar.O cuida foi característico da enfermagem e hoje tenta se resgata – lo como arte.

AspectosHistóricos
Nas antigas civilizações as praticas medicas incluíam muitas atividades que hoje são realizados pela enfermagem porem antes eram feitas pelos médicos, ou eram delegados as mulheres da família , escravas ou servos .
As mulheres no geral eram responsável pelos partos , sendo chamadas de parteiras , em varias civilizações como Egito, Babilonia, Palestina, India , Grecia , Roma.
NaIndia , são mencionados atividades de enfermagem bem mais distintas .Entre elas citam – se cozinhar , banhar , massagear , assistir na deambulação , na limpeza do leito a pessoa tinha que realizar qualquer ato solicitado pelo medico (DONA).
O altruísmo e a compaixão são elementos que resultam do Cristianismo .
As diaconisas , as viúvas e as virgens eram conhecidas pelas atividades cristãsque fornecia alimento , abrigo , dinheiro e vestuários aos doentes. Sendo que muitas delas era de oriegem nobres e utilizavam seus castelos ou fundavam instituição para abrigar os doentes e necessitados.
Foi aberto uma escola de parteiras no século XVI em Hotel Dieu , em Paris.
Com as reformas dos hospitais necessitavam de pessoal para prestar cuidados aos doentes principalmente naquelesonde os monges e religiosos católicos tinha sido expulsos.Foi um longo periodo ( 1550 – 1850) na historia , ficou conhecido na enfermagem como o período negro.
Em XIX inicio se o primeiro movimento para recuperar a enfermagem na Alemanha, no Instituto de Kaiserswerth, sobe liderança do pastor , era um programa de estudos de 3 anos e inclui a pratica de enfermagem , assim como o seu ensino.Florence observou o trabalho das religiosas católicas em Roma e também estudou com as irmãs de caridade na Maison de La Providence , em Paris . Nightingale , após muitos obstáculos, conseguiu tranformar um ambiente hospitalar na Guerra da Crimeia em Scutari.
Uns dos grandes dos sucessos da Florence Nightingale foi a redução da Mortalidade de 42% para 2% em perido de 6 meses.E em 1860, FlorenceNightingale abriu sua escola de enfermagem , uma instituição e sua escola serviu de modelo para a enfermagem em vários países do mundo.
Florence Nightingale era uma mulher de caráter forte , seu espírito inovador e decidido aliado a suas habilidades de administradora .Ainda hoje muitas dessas influencias estão presentes na formação da enfermagem .
Mais tarde a idolatria pela técnicatornou a enfermagem bastante eficiente , porem menos humanas ou seja , o cuidado técnico passou a prevalecer.

A realidade no Brasil


Não são muitos os livros disponíveis em português que tratam da historia da enfermagem . Na década de 1980, surgiram alguns trabalhos , em geral teses e monografias , escritos por enfermeiras descrevendo a enfermagem no Brasil onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos de enfermagem
  • Enfermagem Trabalho
  • Enfermagem do trabalho
  • Trabalhos de enfermagem
  • Trabalho de Enfermagem
  • Enfermagem do trabalho
  • Enfermagem E Trabalho
  • Enfermagem do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!