Enfermagem Oncologia - Cuidados de Fim de Vida

Páginas: 12 (2787 palavras) Publicado: 9 de janeiro de 2014
1. Introdução
Em Cuidados Paliativos Oncológicos, a avaliação prognóstica pertinente, o impacto sobre a performance status e o conhecimento da história natural da doença são as principais ferramentas para a definição de pacientes nos seguintes estágios: a)paciente com câncer avançado, b)paciente com câncer terminal e c) paciente sob Cuidados ao Fim da Vida (CFV). Esta avaliação realizada deforma acurada permite a adoção da terapia adequada, evitando-se as situações de sub ou supertratamento.Na transição da fase terminal para os dias que precedem o esgotamento da vida são prioritários: a avaliação criteriosa do benefício de qualquer terapia, do impacto dos efeitos adversos relacionados à terapia, a identificação e supressão de qualquer terapia que implique em prolongamento de sofrimentoe a utilização de práticas em que prevaleça o princípio da não-maleficiência, diante da inversão de expectativas com a morte inevitável do paciente.O bom controle de sintomas é o componente essencial do cuidado ao fim da vida.
2. Objetivos
2.1 Traçar condutas para identificação de paciente em cuidados ao fim da vida
2.2 Criar práticas de consenso na abordagem do paciente em cuidado ao fim davida
2.3 Otimizar o controle de sintomas de pacientes sob cuidados ao fim da vida, tendo como base a utilização racional de recursos.
2.4 Reforçar a ampliação do apoio psicosocial nas prevenções e tratamento do luto patológico em familiares e acompanhantes.
2.5 Reforçar a abordagem interdisciplinar que garantirá a elaboração de um plano de cuidados integral nesta fase da doença oncológica3. Abrangência
Esta norma aplica-se aos profissionais de saúde que prestam serviços nos processos assistenciais destinados a pacientes críticos do HC IV, particularmente internação hospitalar, assistência domiciliar e serviço de Pronto-Atendimento.


4. Conceitos
4.1 Doente terminal
Paciente com doença oncológica fora de possibilidades curativas, que possui prognóstico de até 06 (seis) mesesde sobrevida.
4.2 Cuidado ao Fim da Vida
Período que antecede 72hs do óbito do paciente
4.3 Cuidados especiais
4.4 Tratamento fútil ou futilidade terapêutica
Terapia que uma vez instituída não atende aos seus objetivos fisiológicos

5. Diretrizes
5.1 Para identificação e tratamento de sintomas ocasionados por condições clínicas reversíveis:
5.1.1 A população de pacientes sob CuidadosPaliativos é constituída em números expressivos por pacientes com faixa etária acima dos 60 anos, o que implica em estarmos atentos para o diagnóstico de co-mordidades associadas, comuns nesta faixa etária (ICC, infecções oportunistas, pneumopatias, doenças cardiovasculares e etc.), cujos sintomas podem ocasionar queda brusca da performance status.
5.1.2 Especial atenção também deve serdirecionada para as seqüelas do tratamento antineoplásico, que podem ocasionar sintomas de grande impacto no estado geral do paciente.

5.2 Das mudanças no planejamento terapêutico – as mudanças nos objetivos terapêuticos para Cuidados ao Fim da Vida (CFV), devem se basear solidamente em:
5.2.1 Diagnóstico e registro de condições de proximidade de finitude:
o Queda progressiva de KPS
o Alteraçõesde estado cognitivo (30 -45%)
o Presença de distúrbios metabólicos severos e refratários
o Acentuação de anemia, leucocitose e linfopenia
o Mudança no padrão dos sintomas apresentados – é sabido que em pacientes sob Cuidados ao Fim da Vida, o número de sintomas que se apresentam, é inferior à media de sintomas apresentados durante a fase de doença neoplásica avançada;
5.2.2 Dos sinais esintomas presentes com maior freqüência na proximidade do fim da vida e que se instalam de forma gradual:
o Profunda astenia – com doente acamado e dependente de cuidados
o Diminuição da ingesta de líquidos e alimentos com freqüente desidratação e xerostomia
o Sonolência ou diminuição da cognição com dificuldade para comunicar-se ou concentrar-se
o Retenção de secreções orotraqueais e pulmonares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de cuidar em oncologia
  • Enfermagem na oncologia
  • Oncologia enfermagem
  • A visão dos enfermeiros sobre a implementação da Sistematização da Assistência de enfermagem em cuidados paliativos na...
  • Artigo Cuidados Paliativos em Oncologia
  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  • Cuidados de enfermagem
  • Enfermagem: Cuidados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!