Enfermagem Materno Infantil

Páginas: 13 (3083 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Enfermagem Materno Infantil
 1910  fundação da sociedade do Rio de Janeiro  apenas 67 sócios.  1951  nacionalização da sociedade : criação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O nascimento de um bebê, em especial quando se trata do primeiro filho, pode ser considerado como um evento propício ao surgimento de problemas emocionais nos pais, tais como depressão e manifestaçõespsicossomáticas.

Termos usados em Pediatria
Feto: vida intra-uterina;  BCF: batimentos cardiofetais. Observado pelo sonar;  RN (recém-nascido): vida extra-uterina, até os 28 dias de vida;  Lactente: de 28 dias até 1 ano de vida;  Infante: de 1-3 anos;  Pré-escolar: 3-5 anos;  Escolar: 6-12 anos;  Adolescente: 11 ou 12 anos até 18 ou 21 anos.  Pré-termo: RN que nasce antes do período previsto;  A termo:RN que nasce dentro do período previsto;  Pós-termo: RN que nasce após o período previsto;  Feto morto (FM): óbito antes do parto;  Natimorto: óbito após o parto.  APGAR: exame físico onde damos uma nota ao RN, verificando se houve sofrimento fetal;  Capurro: semelhante ao Apgar, porém avalia outros quesitos. Define se o RN é: PIG: pequeno para a idade gestacional. RN com peso abaixo doesperado para o período em que nasceu; AIG: adequado para a idade gestacional; GIG: grande para a idade gestacional.
Crescimento Intra-Uterino
O período de crescimento intra-uterino é de vital importância para o ser humano. É quando se observa maior velocidade de crescimento.  Múltiplas divisões celulares.  É neste período, de maior velocidade de crescimento, que os riscos externos. O crescimentoem comprimento e o peso do feto seguem o mesmo padrão, entretanto, o pico da velocidade de ganho ponderal é atingindo mais tarde, por volta da 32ª semana.X Entre a 34ª e a 36ª semana, a velocidade de crescimento do feto começa a diminuir devido a influência do espaço da cavidade uterina que vai se tornando completamente ocupado.

Herança Genética
A herança genética é a propriedade dos seres vivosde transmitirem suas características aos descendentes.  Do ponto de vista do crescimento, a herança genética recebida do pai e da mãe estabelece um potencial ou alvo que pode ser atingido.
Influência do meio ambiente
A influência do meio ambiente ocorre desde a vida intra-uterina, quando o crescimento é limitado a partir de um certo momento pelo espaço da cavidade intra-uterina, até a idadeadulta.

Acompanhamento Pediátrico
O Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1ªsemana, no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês).XDuas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário.

Crescimento  ANAMNESE E EXAME FÍSICO
Um exame físico completo da criança,referente à primeira consulta do recém nascido.
CRESCIMENTO: Geral  aumento do tamanho corporal (cessa com o término do aumento em altura).  Amplo  processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida, considerando-se os fenômenos de substituição e regeneração de tecidos e órgãos.  Um dos melhores indicadores de saúde da criança.

Fatores que influenciam o crescimento
Fatoresextrínsecos(a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação), Fatores intrínsecos(genéticos, metabólicos e malformações).xCrianças < 5 anos  maior influência dos fatores ambientais.
Peso ao nascer
Peso < 2500g., Prematuridade e/ou déficit de crescimento intra-uterino.

Fatores de risco para baixo peso ao nascer  Fumo;  Álcool e outras drogas;  Hipertensão arterial;  Doenças infecciosas ecrônicas;  Doenças sexualmente transmissíveis;  Estado nutricional da gestante;  Curto intervalo interpartal (menor do que dois anos);  Elevada paridade;  Idade materna (35 anos);  Gestação múltipla;  Anomalias congênitas.
Crescimento Pós-Natal
Primeiros dias de vida perda de 10% do seu peso de nascimento. X Aos 10 dias recupera peso de nascimento.x A velocidade de crescimento pós-natal é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila De Enfermagem Materno Infantil I
  • Materno Infantil
  • Materno infantil
  • Materno infantil
  • materno infantil
  • MATERNO INFANTIL
  • Materno infantil
  • MATERNO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!