Enfase nas competências e competitividade

Páginas: 13 (3108 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
Ênfase nas Competências e na Competitividade; A administração hoje a e as tendências para o futuro.

A INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO BRASIL

Quando falamos em internacionalização de competências temos que iniciar o assunto com o processo de industrialização no Brasil, que visava alcançar um nível de igualdade a de países já industrializados. Esse processo se deu de duas formas:primeiro, os países investiram enormes quantias de recursos em pesquisa e desenvolvimento (PSD) nas próprias indústrias (o caso de Japão e Coréia). Segundo; Já outros países (principalmente os países latinos) resolveram conceder benefícios a empresas de outros países com o propósito de receberem suas filiais e industrializar o país.

As empresas se instalaram no Brasil trazendo sua própriatecnologia, política e técnicas de gestão. Com o passar dos anos a matriz observando o bom desempenho financeiro da subsidiaria, foi reduzindo as importações de tecnologias e de conhecimento, consolidando o inicio das competências de tecnologia, recursos humanos e de gestão.

No ano de 1995, o Brasil abre-se de vez para o mundo globalizado e é iniciada uma forte reestruturação das competências naindústria brasileira. A primeira reestruturação aconteceu no foco (mais especifico) e na terceirização de algumas de suas atividades.

Essas ações mais se pareciam como uma defesa aos ataques das multinacionais para conseguirem manter-se lideres do mercado do que uma mudança de estratégia e formação de novas competências.

Diante da forte concorrência, e do não incentivo pelas políticas do país, poucasempresas brasileiras se aventuraram ao processo de internacionalização. As empresas brasileiras que estão se aventurando a abrir subsidiárias em outros países recebem um enorme ganho de aprendizagem e conseqüentemente aumento de suas competências.

Fleury e Fleury, (2006:123) apontam os benefícios para essas empresas brasileiras, esses são:

Às empresas, que ao aprender a atuar em mercados eem culturas diferentes das suas de origem, geram conhecimentos e competências importantes para lidar com a nova realidade competitiva em seu país;

Às instituições governamentais, que saindo de um período de protecionismo,

aprendem a criar e negociar novas regras, dentro e fora do país;

Às pessoas, que ampliam sua visão de mundo, aprendendo a conviver e valorizar a diversidade, geradora denovas competências.

Essas trocas de experiências internacionais geram inúmeros ganhos de aprendizagem que conseqüentemente aumenta a base de competências nas empresas brasileiras o que acarreta num ganho de vantagem competitiva e melhor funcionamento interno.

Segundo Porter (1980), a identificação de várias estratégias e vantagens competitivas pode permitir com sucesso a implementação denovas oportunidades de negócio. Essas estratégias incluem: oferecer ao consumidor superioridade através de uma diferenciação de produtos, e/ ou operar com baixos custos. Possíveis resultados como satisfação dos consumidores podem existir tanto através de baixos preços e/ ou qualidade do produto.

A essência da formulação de estratégia consiste em enfrentar a competição com base na vantagemcompetitiva. No entanto, não é fácil encarar esta última de forma muito estreita e com excesso de pessimismo. Na luta pela fatia do mercado, a competição não só se manifesta na figura dos outros participantes. Ao contrário, os clientes, as forças governamentais, os fornecedores, os entrantes em potencial e os produtos substitutos são concorrentes ativos dependendo do setor. Existem segundo PORTER (1999),cinco forças competitivas: novos entrantes, produtos ou serviços substitutos, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores e os próprios concorrentes. De acordo com essas forças e dependendo de cada setor que a emprese se encontra, o estrategista formula a estratégia da organização. Por exemplo, mesmo uma empresa com forte posição em um setor, não ameaçado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ênfases nas competências e na competitividade
  • Enfase na competencia e na competitividade
  • Ênfase nas competências e competitividade
  • Enfase nas Competências e na Competitividade
  • Enfase na competitividade e na competencia
  • Ênfase nas competências e na competitividade: a administração hoje e as tendências para o futuro. ênfase nas...
  • Ênfase na competitividade
  • Aula-tema: ênfase nas competências e na competitividade; a administração hoje a e as tendências para o futuro.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!