Enf Taiana Candal

1407 palavras 6 páginas
TAREFA 2.3

Os hospitais e as organizações ligadas ao cuidado com a saúde apresentam características singulares. Trabalha-se num cenário de dor e sofrimento. O objetivo do processo de seleção de pessoal é identificar candidatos que melhor se enquadram no perfil da organização. Considerando essa afirmação, elabore um texto descrevendo as principais diferenças existentes entre o recrutamento e seleção de candidatos em organizações hospitalares e em outros segmentos.

Título:
Diferenças existentes na contratação de pessoas em organizações hospitalares e em organizações de outros segmentos.
Aluno:
Taiana Daniella Pereira de Azevedo
Disciplina:
Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares
Curso:
Enfermagem Obstetrícia e Ginecologia
Introdução
O recrutamento exerce um impacto muito grande nas políticas de gestão de pessoas.
Pois, ao iniciar este processo, cabe ao gestor responsável fazer o levantamento se há necessidade de abertura de novas vagas e por outro lado, identificar o perfil que o candidato deve possuir para assumir o cargo (ALVES, 2007).
Segundo Chiavenato (1999) o recrutamento é o meio pelo qual as organizações utilizam para comunicar e divulgar as oportunidades de emprego no mercado. Ou seja, “é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar um determinado cargo dentro da organização”. (CHIAVENATO, 1999, p. 92)
Gil (2008) afirma também que o recrutamento é o processo de atração de candidatos com potencial, qualificados e capazes de exercer uma função dentro da organizaçã
Desenvolvimento
Primeiramente, antes de saber como funciona o processo de recrutamento em hospitais é preciso identificar a diferença entre instituições públicas e privadas. A privada é aquela em que seu proprietário ou criador possui os direitos sobre ela e não o Estado. Já a pública é aquela regida por lei, utiliza o capital público e o Estado tem poder sobre ela.
Porém, pode existir ainda a mista que é a

Relacionados