Enersto Geisel

2409 palavras 10 páginas
ECONOMIA BRASILEIRA

ECONOMIA BRASILEIRA
Trabalho realizado para a disciplina de: Práticas investigativas. Sob orientação da professora: Cristina Argiles. Feito Por: André Luís, Bruna Liz, Danilo Vilas Boas, Guilherme Ataíde, Ingrid Borges, e Pedro Lobato, Alunos do Curso de bacharelado em administração sala 615, turno matutino.

SUMÁRIO

1. TERCEIRA FASE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA 4
1.2 Empresas criadas na 3° fase 5
1.2.1 CNP 5
1.2.2 CSN 5
1.2.3 CVRD 6
1.2.4 CHESF 6
2. BRASIL POTÊNCIA MUNDIAL E EMERGENTE 8
3. GOVERNO GEISEL 9
3.1 Principais realizações do Governo Geisel 9
4. II PND 11
5. REFERÊNCIAS 12

1. TERCEIRA FASE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

O outro foi marcado pela Revolução de 1930, com Getúlio Vargas, que operou uma mudança decisiva no plano da política interna, afastando do poder do estado oligarquias tradicionais que representavam os interesses agrários-comerciais. Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, a substituição de mão-de-obra imigrante pela nacional. Essa mão-de-obra era formada no Rio de Janeiro e São Paulo em função do êxodo rural (decadência cafeeira) e movimentos migratórios de nordestinos.
Foram fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial a partir de 1930:
O grande êxodo rural, devido a crise do café, com o aumento da população urbana que foi constituir um mercado consumidor e mão de obra.
A redução das importações em função da crise mundial e da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu o desenvolvimento industrial, livre de concorrência estrangeira.
Aumento das exportações devido à 2ª Guerra Mundial.
Esse desenvolvimento ocorreu principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, definindo a grande concentração espacial da indústria, que permanece até hoje.
Uma característica das indústrias que foram criadas desde a 1ª Guerra Mundial é que muitas delas fazem apenas a montagem de peças produzidas e importadas

Relacionados

  • DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - DRE
    2268 palavras | 10 páginas
  • Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
    5342 palavras | 22 páginas
  • Educação, cultura e lutas sociais na ditadura militar
    5481 palavras | 22 páginas