eneria eolica

1153 palavras 5 páginas
ENERGIA EÓLICA
1. PONTOS FRACOS

Poluição sonora já que os ventos que batem nas pás produzem um ruído constante de até 43 decibéis.
Impacto sobre as aves do local, pois estas muitas vezes se chocam com as pás, além de ter um efeito no comportamento de migração desses animais. A dependência do vento, pois este nem sempre sopra de modo a atingir os níveis necessários de produção da energia. A reação visual às estruturas eólicas varia de pessoa para pessoa. Trata-se de um efeito que deve ser levado em consideração, na medida em que o aumento do rendimento das turbinas eólicas vem acompanhado pelo aumento em suas dimensões e na altura das torres. Como conseqüência, também o espaço requerido entre as turbinas torna-se maior, diminuindo, portanto, a densidade na área da fazenda eólica - o que possibilita o aproveitamento do solo para usos alternativos no entorno do empreendimento.
Dentre as diferenças de percepção destes empreendimentos, a turbina eólica pode ser vista como um símbolo de energia limpa e bem-vinda, ou, negativamente, como uma alteração de paisagem. A forma de percepção das comunidades afetadas visualmente pelos parques eólicos também depende da relação que essas populações têm com o meio ambiente. Acrescenta-se que os benefícios econômicos gerados pela implantação das fazenda eólicas muitas vezes são cruciais para amenizar potenciais atitudes ou percepções negativas em relação à tecnologia (EWEA, 2004).
A paisagem modificada pelas fazendas eólicas traz outra possibilidade: a de atrair turistas, o que é um fator de geração de emprego e renda.

Impacto sobre a fauna

Um dos aspectos ambientais a ser enfatizado diz respeito à localização dos parques eólicos em áreas situadas em rotas de migração de aves. O comportamento das aves e as taxas de mortalidade tendem a ser específicos para cada espécie e para cada lugar.
Ao analisar os estudos sobre os impactos na fauna alada, observa-se que parques eólicos podem trazer impactos negativos para

Relacionados

  • Eneria Eólica
    1212 palavras | 5 páginas
  • Trabalho de Ciencias
    512 palavras | 3 páginas
  • Energia Solar
    3644 palavras | 15 páginas