Energias Ronováveis

6776 palavras 28 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: TEEP
Professor: Daniel Moura
Período: 2013.1

Energias Renováveis:
Mini gerador fotovoltaico acoplado em um criado mudo

Camila Dandara
Douglas Rennan F. Maia
José Bruno Maciel Nunes
Luzia de Lira Ferreira

Sumé, 18 de setembro de 2013
1. Introdução
A Energia renovável é proveniente de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e entre outros. Tendo fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Esses recursos, após serem submetidas a um processo de transformação proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente. Existem diversas fontes de energias renováveis, tais como: geotérmica, biomassa, eólica, hidráulica e solar, que inclusive é a energia a ser estudado no decorrer do projeto, tendo como objetivo permitir a autonomia para o consumidor, tornando independente das concessionárias elétricas, podendo assim reduzir os gastos e contribuindo para o meio ambiente.
Vários países investem nas aplicações da energia solar, analisando desde as características do fluxo de radiação solar que chega a terra até a tecnologia necessária para viabilizar, em termos técnicos e econômicos, o máximo aproveitamento dessa energia.
O Brasil também busca soluções para o futuro, elaborando estudos para avaliar a eficácia de pequenos módulos solares, em regiões remotas e o mapeamento do potencial energético solar existente no país, para estabelecer uma política nacional ao setor.
Nos últimos 10 anos, a tecnologia fotovoltaica tem mostrado potencial para tornar-se uma das fontes de eletricidade predominantes no mundo – com um crescimento robusto e contínuo mesmo em tempos de crise financeira e econômica. Espera-se que esse crescimento continue nos anos seguintes, respaldado pela conscientização das vantagens da energia fotovoltaica. No final de 2009, a

Relacionados

  • Energia Eólica
    618 palavras | 3 páginas
  • sustentabilidade
    1441 palavras | 6 páginas