ENERGIAS RENOVAVEIS E NÃO RENOVAVEIS

Páginas: 4 (909 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Quais as dificuldades encontradas para a exploração de petróleo no pre-sal ?


As principais dificuldades para a exploração do petróleo no pre-sal são os gastos com investimentos em tecnologiasão altíssimos e devem apresentar resultados eficazes. Nesse sentido, foi criado o Programa Tecnológico para o Desenvolvimento da Produção dos Reservatórios Pré-sal (Prosal), que desenvolve pesquisas como apoio de universidades. As condições encontradas para a exploração do petróleo na camada pré-sal apresentam situações como pressão da coluna de água, a acidez e as baixas temperaturas, que podemdanificar componentes, prejudicando e encarecendo a extração.

Outro fator complicador é a distância entre a costa e os poços de perfuração da camada pré-sal (300 quilômetros), necessitando, portanto,de alternativas que realizem o transporte rápido e eficiente de pessoas, materiais e equipamentos.
Mas um dos maiores desafios é o ambiental. Os depósitos do pré-sal contêm uma grande concentraçãode dióxido de carbono, bem superior à de reservas em águas mais rasas. Portanto, sua exploração, de forma inadequada, pode contribuir para o aquecimento global, visto que o dióxido de carbono é um dosgrandes vilões desse processo.

Como se divide a matriz energética brasileira atualmente ? quais as projeções para o futuro ?

O artigo apresenta uma prospectiva do setor energético brasileiropara o período 2005-30. As projeções apontam que o consumo de energia crescerá a taxas superiores às das últimas décadas e que a expansão da oferta energética poderá superar o dobro da atual capacidadeinstalada em todos os segmentos, especialmente os de petróleo, gás natural, etanol e eletricidade.

Como é feita a exploração e a extração do petróleo atualmente ?

O petróleo é encontrado embolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes:
1º Prospecção: é a localização de bacias sedimentares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • energia renovaveis e não renovaveis
  • energias renovaveis e nao renovaveis
  • energia renovavel e nao renovavel
  • Energias renováveis e não renováveis
  • Energias renováveis e não renováveis
  • energia renováveis e não renováveis
  • Energias renovaveis e não renovaveis
  • Energia renovavel e nao renovavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!