Energias renováveis

Páginas: 18 (4446 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
ENERGIAS RENOVÁVEIS

Energia Renovável
É a energia que provém de recursos naturais, os quais são renováveis e existem em abundância no meio ambiente, como, o sol, a chuva, o vento, marés e energia geotérmica.
Tipos de Energias Renováveis:
Energia Hidráulica
É a energia que provém de construções em cursos de água, como os rios, que são represados e ultilizados para girar asturbinas para geração de energia elétrica.Na maioria das vezes os cursos dos rios são alterados causando um serto impácto ambiental com a construção de usinas hidroelétricas, que são um grande potencial energético.
Um grande exemplo de potencial hidroelétrico mundial é a usina hidroelétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A barragem é a maior unidadeoperacional hidrelétrica mundial, em termos de geração de energia, gerando 91,6 TWh por ano.




Usina Hidrelétrica de Itaipu


Outro exemplo de usina com grande potencial hidroelétrico mundial é a de Três Gargantas.
Situada na China a hidrelétrica é a maior barragem e represa do mundo, construida no Rio Yang-Tsé, que é o maior rio da China, e a segunda maior hidrelétrica do mundoem geração de enegia com 79,4TWh.



Usina Hidrelétrica de Três Gargantas


Energia Solar
É aquela que é obtida pela luz do sol, pode ser captada através de painéis solares. Através dos coletores solares , a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica. As centrais térmicas solaresutilizam energia solar térmica apartir de coletores para gerar eletricidade.
Uma grande vantagem da energia solar é que ela permite a geração de energia, no mesmo local de consuno, atrvés da integração da arquitetura.
Tipos de Energia Solar
Direto
Há apenas uma transformação para fazer de energia solar em um tipo utilizável pelo homem. A energia solar atinge uma célula fotovoltaicacriando eletricidade. A energia atinge uma superfície escura e é transformada em calor que aquecerá água, utilizada em aquecedores térmicos.
Indireto
Precisa haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável, como sistemas que controlam altomaticamente cortinas de acordo com a luz do sol.
Imagens de painéis solares:



Painel solar.

Energia Eólica
É aenergia obtida pela ação da vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas.
Atualmente utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores, ou seja, grandes turbinas montadas em grandes torres, em locais de muito vento.Com movimentos giratórios, obtidos pelo vento através de um gerador e produzindo energia elétrica. Para que seja rentável esse tipode energia, é preciso montar parques eólicos com várias torres de aerogeradores.
No Brasil já existe uma malha significativa de parques eólicos, os quais continuam crescendo e se espandindo por todo país, principalmente na região Nordeste.



Parque Eólico

Energia Eólica no Mundo
Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica foi deaproximadamente 158 gigawatts, o suficiente para abastecer as necessidades básicas de dois paises como o Brasil.
Desde 2010 a China é o maior produtor de energia eólica mundial. Em 2011 o total instalado nesse país ultrapassava 62000MW, comparado com os 44000MW instalado até 2010, sendo aumentado em 41% sua capassidade de geração.
Energia Maremotriz
É o modo de geração de energia através dautilização da movimentação da água dos oceanos, provocada pelas marés. Existem dois tipos de energia maremotriz: A energia cinética das correntes devido às marés, e a energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa. Esta diferença de altura pode ser explorada em locais estratégicos como os golfos, baías e estuários que utilizam turbinas hidráulicas na circulação natural da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia renovaveis e nao renovaveis
  • ENERGIAS RENOVAVEIS E NÃO RENOVAVEIS
  • energia renovaveis e não renovaveis
  • energia renovavel e nao renovavel
  • Energias renováveis e não renováveis
  • Energias renováveis e não renováveis
  • energia renováveis e não renováveis
  • energias renovaveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!