Energias Renováveis

Páginas: 7 (1647 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013


Energias Renováveis


São inesgotáveis, ou seja, produzem-se de novo, de um modo constante. Podem ser de origem vegetal (madeira, biomassa proveniente das plantas) que podem considerar-se inesgotáveis e, também podem ser completamente inesgotáveis (energia solar, eólica, das marés.
De todos os recursos renováveis os mais importantes são considerados “limpos”, ou seja, os que não poluemnem prejudicam o meio ambiente, daí serem também designadas por Energias Limpas.
As vantagens destas energias não são ainda aproveitadas ao máximo uma vez que as tecnologias utilizadas não permitem o máximo aproveitamento destas. Por outro lado essas tecnologias têm também consequências prejudiciais para o ambiente. Estas passam principalmente pelo impacto que as construções necessárias têm nosecossistemas.
Existem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, há inovações e se descobrem novas formas de produzir energia elétrica utilizando como fonte os fenômenos naturais, como é exemplo da recente inovação na criação de um hidrogerador cujo princípio é semelhante ao de um aerogerador, diferindo no fato de o movimento das pás ser provocadopelas correntes marítimas. Dos vários tipos de energias renováveis existentes iremos tratar apenas de alguns.







Energia Eólica
Apesar de a energia eólica estar ligada à energia cinética (que se desloca por efeito das diferenças de pressão) e à energia mecânica, as instalações atuais permitem obter grande quantidade de  energia elétrica. Esta émesmo a energia renovável em que a taxa de crescimento mais tem aumentado nos últimos anos. Os parques eólicos têm que estar situados em locais em que os ventos são mais ou menos constantes e atingem uma determinada intensidade.
Os Açores tem, ao longo de muitos anos, tirado muito proveito da energia do vento. Foi tradicionalmente utilizada para a moagem de cereais e para navegações à vela, mas com oevoluir dos tempos, este tipo de aproveitamento, tende a tomar destinos menos rudimentares como a produção de energia elétrica. O Parque Eólico do Figueiral na ilha de Santa Maria, que existe desde 1988, foi um dos primeiros parques portugueses. Na região o potencial desta energia é bastante significativo. Esta é mesmo a energia renovável que mais se encontra nas nossas ilhas. Calculou-se que, em2004, algumas estações excederam os 4800 hcp (horas anuais equivalentes de funcionamento em plena carga) sendo o valor mínimo encontrado de 2900 hcp.
Segundo estudos realizados prevê-se que o arquipélago tenha um potencial de 92 MW, o que corresponde a cerca de 290 GWh de energia elétrica anual. Atualmente existem 6 parques eólicos que têm como potencia 7,1 MW, o que correspondeu, em 2005, a14,6 GWh de energia, ou seja, 1,9% da energia da região.
Ilha
Capacidade Instalada
(MW)
Produção em 2005
(GWh)
Eletricidade Produzida
(%)
Santa Maria
0,9
2,4
12,6
Graciosa
0,8
1,7
14,5
São Jorge
1,2
2,6
10,5
Pico
1,8
3,4
8,4
Faial
1,8
2,9
5,8
Flores
0,6
1,6
15,6
. Na seguinte tabela podemos observar a situação do recurso eólico do arquipélago, em 2005.Energia das Ondas e das Marés
A energia das marés, o diferencial térmico, o gradiente salino, as correntes e as energias das ondas são conceitos relacionados com os oceanos. Nos últimos anos, este tipo de aproveitamento da energia das ondas tem sido alvo de estudos e, devido a sua imaturidade, a tecnologia necessária para esse aproveitamento ainda não se encontra no mercado.Energia das Ondas
O valor médio de potencia proveniente das ondas nos Açores é de 45kW/m, o que significa que a potencia que pode ser aproveitada através desta fonte é maior do que o consumo local, exceto na ilha de São Miguel.
Na ilha do Pico, mais propriamente no Cachorro que pertence à freguesia das Bandeiras, encontra-se a primeira central ondocinética a ser construída em Portugal e uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia renovaveis e nao renovaveis
  • ENERGIAS RENOVAVEIS E NÃO RENOVAVEIS
  • energia renovaveis e não renovaveis
  • energia renovavel e nao renovavel
  • Energias renováveis e não renováveis
  • Energias renováveis e não renováveis
  • energia renováveis e não renováveis
  • energias renovaveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!