Energia

Páginas: 7 (1656 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
A operação do Ministério Público que investiga a adulteração de leite no Rio Grande do Sul também revelou as condições onde ocorria fraude nas transportadoras. Antes de ser negociado com indústrias, o leite era armazenado em galpões sujos e sem refrigeração, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo).
Até o momento, foram presas oito pessoas em três cidades porenvolvimento na fraude. De acordo com a investigação, cinco empresas de transporte de leite adulteraram o produto cru entregue para a indústria. De acordo com a investigação, os suspeitos compraram 98 toneladas de ureia, quantidade suficiente para adulterar 100 milhões de litros de leite em um ano.
Água usada era extraída de posto artesiano em Ibirubá
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A água adicionada aoleite vinha de um poço artesiano e nem sequer era tratada. Do galpão, o produto seguia para os postos de resfriamento. A movimentação nos sítios onde a fraude acontecia era maior à noite, quando caminhões deixavam os locais discretamente, acompanhados de batedores.
Em Ibirubá, na Região Noroeste, no mesmo local onde são criados porcos, funcionava um galpão onde a água e a ureia eram misturados aoleite, que eram posteriormente armazenados em caminhões sem qualquer refrigeração. O ambiente é sujo, de chão batido, e sem qualquer condição de higiene. A ureia era acrescentada ao líquido em forma de pó e contém formol, uma substância cancerígena.
O engenheiro químico Jerônimo Luiz Menezes, da promotoria de Defesa do Consumidor, explica que a ureia era utilizada para “dar volume” ao leite. “Autilização do formol, que está dentro da ureia, é para maquiar a adição de água que era colocada dentro do leite. Eles queriam ganhar no volume. Só que o formol é um produto cancerígeno e cumulativo no organismo. Então eles estavam usando a ureia, e desconhecendo que dentro desta ureia tinha o formol”, afirma.
saiba mais
* Confira a lista de lotes de leite não recomendados para consumo no RS* Ministério da Agricultura interdita 3 postos de refrigeração de leite no RS
* Empresa é interditada após operação sobre adulteração no leite no RS
* Ministério Público faz operação contra adulteração de leite no RS
Em Selbach, no Norte, a funcionária de uma empresa que armazenava o leite comprado dos produtores se surpreendeu quando ouviu que seria presa. Em Horizontina, no Noroeste,um dos investigados é um vereador que não quis comentar a acusação. A operação também foi realizada em Guaporé, na Serra, e em Ibirubá.
“Apuramos que alguns empresários do setor de transporte de leite cru, que realizam o transporte do produtor para os postos de resfriamento, estavam lucrando com a adição de 10% água ao volume trabalhado”, destaca o promotor de Justiça Mauro Rockembach. “Essaadição de água faz uma diminuição do poder nutricional do leite e eles estavam adicionando ureia, que contém formol, uma substância cancerígena condenada pela Organização Mundial da Saúde”, detalha o promotor.
Leite era adulterado em galpões sem higiene no RS
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Após a descoberta da fraude, o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de lotes de quatro marcas dossupermercados: Latvida, Italac, Líder e Mumu. A orientação do Ministério Público é que os consumidores deixem de consumir os lotes específicos de fabricação (veja a relação complexa abaixo).
Apesar da fraude ter sido flagrada nos postos de resfriamento, o promotor também responsabiliza a indústria pela falha no processo. “Falharam no controle de qualidade, uma vez que recebem leite com ureia eformol e não detectam antes da linha de industrialização”, afirma.
Empresa é interditada e sindicato tranquiliza consumidores
A interdição da empresa em Estrela, segundo o MP, se deve ao descumprimento de uma decisão judicial que determinou a suspensão das vendas de leites UHT a partir de 1º de abril deste ano. Em contato com o G1, a assessoria de comunicação da Latvida nega que a empresa tenha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energias
  • energia
  • Energia
  • Energia
  • energia
  • Energia
  • ENERGIA
  • Energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!