Energia

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Exercícios sobre energia
1-) (PUC-SP) Um rapaz toma um elevador no térreo para subir até o seu apartamento no 5º andar, enquanto seu irmão, desejando manter a forma atlética, resolve subir pelaescada. Sabendo que a massa dos dois é de 60 kg e que cada andar está 4 m acima do anterior, responda:
a-) Ao final da subida, qual será a energia potencial gravitacional de cada um em relação aotérreo? Explique.
b-) Se o rapaz deixa cair uma moeda de 100 g da janela do apartamento e o atleta deixar um halteres de 10 kg, com que velocidade tais objetos chegarão ao solo, no térreo? Despreze aresistência do ar. Explique.
2-) Um garoto abandona uma pedra de massa 20 g do alto de um viaduto de 5 m de altura em relação ao solo. Considerando g = 10 m/s2, determine a velocidade e a energiacinética da pedra ao atingir o solo. (Despreze os efeitos do ar.)
3-) Um corpo de massa 0,5 kg é lançado, do solo, verticalmente para cima com velocidade de 12 m/s. Desprezando a resistência do ar eadotando g = 10 m/s2, calcule a altura máxima, em relação ao solo, que o corpo alcança.
4-) Um corpo de massa igual a 0,5 kg e velocidade constante de 10 m/s choca-se com uma mola de constante elástica800n/s. Desprezando os atritos, calcule a máxima deformação sofrida pela mola.


5-) No escorregador mostrado na figura, uma criança com 30 kg de massa, partindo do repouso em A, desliza até B.Desprezando as perdas de energia e admitindo g = 10 m/s2, calcule a velocidade da criança ao chegar a B.


6-) Um corpo de massa m é empurrado contra uma mola cuja constante elástica é 600 N/s,comprimindo-a 30 cm. Ele é liberado e a mola o projeta ao longo de uma superfície sem atrito que termina numa rampa inclinada conforme a figura. Sabendo que a altura máxima atingida pelo corpo na rampa é de 0,9m e g = 10 m/s2, calcule m. (Despreze as forças resistivas.)

7-) Uma esfera parte do repouso em A e percorre o caminho representado sem nenhum atrito ou resistência. Determine sua velocidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energias
  • energia
  • Energia
  • Energia
  • Energia
  • energia
  • Energia
  • ENERGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!