Energia sustentavek

8942 palavras 36 páginas
A PRIVATIZAÇÃO DO SETOR DE TELEFONIA FIXA BRASILEIRO: OS MONTANTES DE INVESTIMENTO E IMPOSTOS NO PERÍODO PÓS-PRIVATIZAÇÃO
Milton Poggio; Larissa Furtado de Brito e Ana Paula Barbosa[1]

SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. Procedimentos Metodológicos; 3. Privatização; 4. Termos de Arrecadação de impostos e Gastos com Investimento; 5. Considerações Finais e 6. Referências.

RESUMO: Este artigo analisa o processo de privatização do setor de telefonia fixa no Brasil, com ênfase nos montantes de investimentos desembolsados e impostos arrecadados no período pós-privatização (2000 a 2005). O objetivo do presente artigo cientifico é mostrar se a privatização do setor de telefonia fixa brasileiro foi uma ferramenta eficaz da teoria neoliberal para promover melhores resultados para o Estado brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: privatização, investimentos, impostos, neoliberalismo, reforma do Estado, telefonia fixa, agência reguladora, Sistema Telebrás.

ABSTRACT: This article analyses the process of privatization in the telephone connections area in Brazil, emphasizing the amounts of investments done and taxes collected in the post-privatization period (2000 to 2005). The goal of the present article is to show if the privatization of the telephone connections area was a useful neo-liberal tool to promote better results for the Brazilian states.

KEY-WORDS:
“Ninguém gasta o dinheiro dos outros com tanto cuidado como gasta o seu próprio”. Milton Friedman

1 - INTRODUÇÃO

O Estado moderno passa por um processo de transformação em todo o mundo. Após a segunda guerra o chamado Estado do Bem-Estar social foi efetivado como modelo, mas com o passar do tempo ele foi ficando ultrapassado e não mais atendia às necessidades da sociedade como um todo. Diante disso um novo modelo vem se delineando,

Relacionados

  • O que é Aço Carbono
    1416 palavras | 6 páginas