energia solar

Páginas: 8 (1922 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
SINTESE DA MATÉRIA
Análise Crítica dos Métodos Científicos
1. Ciências de Referência
Todos as definições genéricas sobre ciência continuam a repetir invariavelmente conceitos extraídos das denominadas ciências experimentais, entre as quais se destaca a física. Quando no século XVII a física se tornou numa ciência experimental, os seus métodos  tornaram-se o padrão para as restantes ciências.No século XIX, o positivismo consagra esta concepção. Os conhecimentos da  física  são considerados  como proposições sobre a  totalidade da natureza.  Muitas vezes proclama-se que uma verdadeira filosofia deve ser uma ciência natural. Esta concepção encontra-se totalmente ultrapassada.
O grande objectivo das ciências experimentais é dar por meio de conceitos apropriados e deduzidos daexperiência, uma representação mental dos processos que objectivamente se desenrolam na natureza.  
2.A Importância do Método na Ciência
 A objectividade do conhecimento científico é desde o século XVI, associado ao rigor do método de investigação utilizado. Nas ciências experimentais, o método assenta, em termos correntes, em quatro fases fundamentais: Observação, Hipótese, Experimentação e Formulação deleis:.
3. Observação
O cientista não tem uma atitude passiva face aos fenómenos, dado que não se limita a registar factos. Pelo contrário a observação científica implica:
- Uma selecção dos dados a observar em função de um dado modelo teórico que o cientista já dispõe, que determina o que deve ser observado e como deve ser observado. Neste sentido uma observação é já uma interpretação. Oessencial é separado do acessório, unificando-se a diversidade empírica.
- A observação pode dar origem a múltiplas experiências cuja finalidade é proporcionar uma melhor observação dos fenómenos em condições controladas.
- A observação é mediatizada por instrumentos (microscópios, telescópios, etc), mas também por uma linguagem específica( a matemática, por exemplo) que permite conferir maior rigor àrecolha de dados. É interessante verificar que o
aparecimento da ciência moderna coincide com o aparecimento de inúmeros instrumentos de medida. 


4.Hipótese
Trata-se do momento inventivo da investigação. Uma hipótese é uma explicação provisória sobre as relações entre dois ou mais  fenómenos. É costume afirmar-se que estas explicações são obtidas através de induções e de deduções.
- Apóster observado as relações ou as propriedades comuns a vários fenómenos da mesma espécie, através de um raciocínio indutivo extraí-se uma lei comum. Galileu, por exemplo, após ter realizado várias experiências de queda de corpos supôs que todos os corpos caem ao mesmo tempo, independentemente do seu peso.
- Para controlar a validade e a generalidade destas relações, formula-se a hipótese da suageneralidade, através de um raciocínio dedutivo, procurando-se extrair as consequências destas relações. Estabelece-se então um teoria científica. 
-Uma hipótese considera-se adequada quando cumpre algumas condições, tais como: a) ser compatível com os factos estudados; b)Ser coerente com outras hipóteses anteriormente admitidas; c)Permitir que se façam observações ou experiências que a confirmemou refutem; 
4.Experimentação
Trata-se de  "testar" a  hipótese na sua máxima generalidade  em condições controladas.  No caso da hipótese ser refutada pela experiência, volta-se ao início do processo. 
5. Formulação de  leis
Confirmada a hipótese na sua máxima generalidade, pode então formular-se uma lei. O princípio base de uma lei é a sua universalidade, enunciada da seguinte forma: sempreque nas mesmas circunstâncias ocorram as mesmas causas, produzir-se-ão os mesmos efeitos.
6. Este método tem sido objecto de inúmeras críticas. Alguns autores afirmam que o mesmo jamais foi aplicado, questionando-se alguns dos seus conceitos fundamentais.
Crítica do conceito do Método Experimental (Indutivo) 
       
       O método experimental (indutivista) tem sido objecto de várias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • energia solar
  • Energia Solar
  • Energia Solar
  • ENERGIA SOLAR
  • A energia solar
  • Energia Solar
  • energia solar
  • Energia solar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!