ENERGIA QUE VEM DO LIXO TRANSFORMANDO MATÉRIA ORGÂNICA EM ENERGIA

2277 palavras 10 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

ENERGIA QUE VEM DO LIXO
TRANSFORMANDO MATÉRIA ORGÂNICA EM ENERGIA

Charles Biral
Renato dos Santo Gon
Thayane Cristina
Ingrid Biond
Wellington Barros

Santo André
2014
Introdução

Atualmente, a porcentagem de resíduos orgânicos gerados no mundo, vem aumentando gradativamente. E uns dos problemas questionados, é o que fazer com tantos dejetos, os quais a maioria não tem uma devida destinação?
Uma das respostas encontradas, é a reutilização desses dejetos orgânicos, como fonte de energia renovável. Muitas agropecuárias, empresas agrícolas, de alimentos, não tem uma finalidade com o lixo orgânico gerado. São poucas, as que destinam esse lixo como forma de reuso.
O planeta vem sofrendo uma série de mudanças bruscamente, provocadas pela ação humana. A poluição do ar é considerada, hoje, um dos maiores fatores relevantes da degradação em função da qualidade de vida. Chegando à conclusão que, a o mundo está se alterando, e não voltarão a ser como antes.
Porém pensando em sustentabilidade, uma das respostas foi pensar em energia renovável, contribuindo para a melhoria do quadro social ambiental. A energia renovável num todo, já vem diminuindo significativamente o nível de poluição comparadas com os índices anteriores. Portanto, investir na energia do biogás, foi uma maneira encontrada para minimizar tais dejetos gerados constantemente por nós humanos. Logicamente, que este investimento, depende muito do apoio e patrocínio de alguns órgãos governamentais e públicos, na ajuda da implantação dessa fonte alternativa. Uma vez que ainda essa energia ainda é de difícil acesso.

Biogás
Atribui-se o nome de Biogás (também conhecido como gás dos pântanos) à mistura gasosa, combustível, resultante da fermentação anaeróbica da matéria orgânica (decomposição de matérias orgânicas, em meio anaeróbio, por bactérias denominadas metanogênicas). A proporção de cada gás na

Relacionados