Energia osmótica

Páginas: 19 (4748 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

KAMILLA GUIMARÃES
LEANDRO FREITAS
THAYRINE ANDRESSA PEREIRA LEITE

ENERGIA OSMÓTICA:
Pressão a partir do gradiente salino para geração de eletricidade.

Itajaí
2011

KAMILLA GUIMARÃES
LEANDRO FREITAS
THAYRINE ANDRESSA PEREIRA LEITE

ENERGIA OSMÓTICA:
Pressão a partir do gradiente salino para geração de eletricidade.

Trabalho referente à produçãode energia a partir de recursos renováveis apresentado à disciplina de Fenômenos de Transporte, ministrada pelo Professor Martinho Machado Junior, do quinto período do curso de Engenharia Ambiental.

Itajaí
2011
1 INTRODUÇÃO

Durante a década passada, os desafios das mudanças climáticas e o crescimento da demanda mundial de energia trouxeram a necessidade por mais fontes de energiarenovável ao topo das discussões internacionais. Para Peinemann (2008), a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), é principalmente devido à queima de combustíveis fósseis e desde o Protocolo de Kyoto, em 1997, os esforços para reduzir a emissão de carbono têm se intensificado. Apesar deste esforço global, os combustíveis fósseis continuarão sendo a mais importante fonte deenergia das próximas décadas, pois constituem uma principal fonte a baixo custo e com boa disponibilidade (SANDVIK, 2008).
Durante as crises energéticas que ocorreram após 1973, as fontes oceânicas foram cogitadas devido ao seu alto potencial. Dentre estas fontes, chamadas de energia azul (blue energy) estavam a energia das ondas, das correntes oceânicas, do gradiente térmico, das marés e dogradiente salino, este último através de dois métodos: o poder osmótico ou a eletrodiálise reversa (PEINEMANN, 2008).
A energia osmótica usando o processo Pressure Retarded Osmosis (PRO) tem um enorme potencial. Este potencial representa uma produção potencial de energia mundial maior que 1600 TWh por ano, o equivalente ao consumo de energia da China em 2002; uma usina do tamanho de um estádio defutebol pode abastecer por volta de 10 000 famílias com eletricidade. As usinas podem ser construídas em qualquer lugar onde haja rios desembocando no mar, não são afetadas por variações do clima, não emitem CO2 ou outros poluentes e esta fonte pode ser comparada a outras fontes de energia renovável como a eólica, energia das ondas e marés e biomassa (STATKRAFT, 2009).

2 OBJETIVOS

3.1Objetivo Geral:
* Elaborar um modelo de aproveitamento energético do gradiente salino a partir do princípio da osmose.

3.2 Objetivos Específicos:
* Compreender o funcionamento da Pressure Retarded Osmosis (PRO);
* Criar um modelo demonstrativo da Energia Osmótica;
* Calcular a vazão do mecanismo criado;
* Comparar aspectos e resultados obtidos pelo modelo com oprotótipo da Statkraft;
* Listar e compreender vantagens e desvantagens desta modalidade de energia;

3 ENERGIA OSMÓTICA
Esta energia é uma fonte renovável sem emissão de poluentes à atmosfera. É uma nova solução, que vem sendo estudada há pouco tempo e que ainda está em fase de desenvolvimento, porém promete atender aos desafios climáticos, capaz de oferecer uma contribuição globalsubstancial à produção de energia favorável ao meio ambiente (STATKRAFT, 2009).
A Statkraft, líder e principal geradora de tecnologia nesta área, é a maior empresa de energia renovável da Europa. Com sede na Noruega, a empresa desenvolve e gera energia hidrelétrica, eólica, energia a gás e aquecimento urbano à distância e é uma das principais intervenientes no intercâmbio energético, tendo pesquisado sobreenergia osmótica desde 1997. Em 24 de novembro de 2009 inaugurou o primeiro protótipo do mundo desta energia, o projeto atraiu enorme interesse no mundo todo e tornou-se referência.
4.3 A Salinidade nos Mares e Rios
Os oceanos constituem 78% da superfície da Terra e 97% de sua massa é constituída de água. Os 3% restantes são materiais dissolvidos na água do mar, cerca de 48 milhões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pressao osmotica
  • Pressão Osmótica
  • Desidratação Osmótica
  • Pressão Osmótica
  • Desidratação osmótica
  • Pressão Osmotica
  • RELATORIO DESIDRATA AO OSMOTICA
  • osmose e pressão osmótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!