Energia nuclear

Páginas: 29 (7157 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Índice
ENERGIAS NÃO-RENOVÁVEIS 1
O que são? 3
Petróleo 4
Formação dos combustíveis fósseis 4
o Jazidas: 5
o Extração 6
o Refino 6
Carvão 7
o Origem/ definição do que é/ proveniência 7
o Vantagens / Desvantagens 8
1. Vantagens 8
2. Desvantagens 8
Gás Natural 9
o O que é o gás natural? 9
3. Vantagens/desvantagens 9
o Produção/consumo: 10
Efeito de estufa11
o Gases Isolantes 11
o Causas do Aquecimento 13
o Aumento do Nível do Mar e Clima 14
Chuva Ácida 14
o Prejuízos e Efeitos 15
Energia nuclear 17
Fissão nuclear 19
Fusão nuclear 19
Resíduos Nucleares 20
o Tipos de lixo nuclear: 20
o Aplicações das reações nucleares 21
Localização das Centrais Nucleares na Europa 21
Impacto Ambiental da energia Nuclear 22
oProteção contra radiações 23
Energia Nuclear em Portugal 24
o Vantagens e desvantagens 25
Conclusão 28

O que são?
  As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização.
Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão,petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear. 
Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, uma vez que é necessário muito tempo para as repor, e a sua distribuição geográfica não é homogénea, ao contrário das fontes de energia renováveis, originadas graças ao fluxo contínuo de energiaproveniente da natureza.
Geralmente, as fontes de energia não renováveis são denominadas fontes de energia convencionais, uma vez que, o sistema energético atual assenta na utilização dos combustíveis fósseis.
São também consideradas energias sujas, já que sua utilização é causa direta de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade:
* Destruição de ecossistemas
* Danosem bosques e aquíferos
* Doenças Redução da produtividade agrícola
* Corrosão de edificações Monumentos e infra-estruturas
* Destruição da camada de ozono e chuva ácida;
Não nos podemos esquecer, claro, dos efeitos indiretos como os acidentes em petrolíferas e minas de carvão ou a contaminação por derramamentos químicos ou de combustível.

Petróleo
Os restos de matéria orgânica,bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que se foram depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aossedimentos e aos resíduos orgânicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis, tais como arenitos ou calcários. Uma camada impermeável, quando constitui uma “armadilha”, permite a acumulação dos hidrocarbonetos, impedindo-os de escapar. 
Para além dissoé uma substância oleosa, geralmente é menos denso que a água e é inflamável, quando se encontra no estado liquido. O petróleo possui ainda um cheiro característico e pode ainda assumir várias cores. Apesar de ser uma energia não renovável é a principal fonte de energia da economia mundial.

Formação dos combustíveis fósseis

A lignite e a turfa apresentam elevado teor em água pelo que o seupoder combustível é fraco. O carvão betuminoso ou hulha apresentam elevado teor de carbono (80 a 90%) o que faz dele um carvão com interesse económico dado o seu valor energético elevado e relativa facilidade da exploração.
A antracite contém mais de 90% de carbono, o que torna difícil a combustão.
O carvão betuminoso e a antracite são chamados carvões de pedra.
Petróleo:
Vulgarmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia nuclear
  • Energia nuclear
  • Energia nuclear
  • Energia nuclear
  • energia nuclear
  • Energia Nuclear
  • Energia nuclear
  • Energia nuclear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!