Energia limpa

Páginas: 24 (5932 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014
Quais são os tipos de energia limpa existentes?
São cinco os principais tipos de energia limpa – aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo
-  A  A  +

• SOLAR 
A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor dosol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA. 
PRÓS: fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutencão; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. 
CONTRAS: producão interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol. 

• EÓLICA 
O vento gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindocorrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA. 
PRÓS: fonte inesgotavel de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. 
CONTRAS: poluicão visual (um parque eólico pode ter centenas de cataventos) e, às vezes, sonora (alguns cataventos são muito barulhentos); morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cataventos). 

• DAS MARÉS 
As águas domar movimentam uma tur bina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploracão comercial. Franca, Inglaterra e Japão são os pioneiros na producão. 
PRÓS: fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras. 
CONTRAS: a diferenca de nível das mares ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; producãoirregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30. 

• BIOGÁS 
Transformacão de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo. 
PRÓS: substitui diretamente o petróleo; dá um fim ecológico ao lixo orgânico; gerafertilizante; os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de pagar por ele. 
CONTRA: o gás é difícil de ser armazenado. 

•BIOCOMBUSTÍVEIS 
Geracão de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de ma mona e cana-de-acúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtoresmundiais. 
PRÓS: substitui diretamente o petróleo; os vegetais usados na fabricacão absorvem CO2 em sua fase de crescimento. 
CONTRA: producão da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos. 
A Energia no mundo
corpo, ou de um sistema de corpos, produzir trabalho, ou seja, gerar uma força. Em linguagem simples, podemos dizer que energia é o que produz movimento – seja no mundomicroscópico, nas partículas dos átomos e moléculas vibrando sobre uma chama, seja no universo macroscópico, com o movimento de automóveis, aviões e trens construídos pelo homem.
A iluminação colore a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais4 mil anos a.C.A roda não só revolucionou o transporte de carga, mas também permitiu, mais tarde, que o homem aproveitasse energia de outras fontes que não deseu próprio corpo, em moinhos de água, de vento e de tração animal.
6 mil anos a.C.com a criação da agricultura, o homem passa a ter ao alcance das mãos um estoque constante de fontes de energia para sua sobrevivência, na forma de animais e plantas.
Como garantir o futuro
Todo tipo de material tem algum potencial para armazenar energia. A madeira, se for incendiada, libera energia na formade calor e luz. A atmosfera em movimento gera energia na forma de vento.
Um átomo, quando se divide, libera energia na forma de calor. Água e ar em movimento, luz do sol e a queima de vegetais são alguns exemplos de fontes de energia.
O ser humano é a única espécie do planeta capaz de manipular essas fontes, com fins específicos e muito diversificados: iluminar a noite, aquecer os lares,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia limpa
  • energia limpa
  • Energia Limpa
  • Energias Limpas
  • Energia Limpa
  • Energia limpa
  • Energia limpa
  • Energia limpa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!