Energia hidrelétrica

Páginas: 6 (1261 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
A produção de energia hidrelétrica

 
A utilização das águas correntes para a produção de energia elétrica tem atualmente grande importância econômica além de se constituir numa energia limpa (não poluidora) e que não depende de resíduos fósseis. Na Europa, a partir de 1861 e, de lá para cá no restante do mundo é que o emprego desse tipo de energia vem crescendo acentuadamente. De de 1929 a1995, a produção mundial passou de 291 milhões para cerca de 10 trilhões de kWh (aumento de quase 40 vezes).
 
Entretanto a instalação de hidrelétricas demanda grandes investimentos de capital na construção de suas barragens e de redes de transmissão de energia a distâncias que chegam a ultrapassar até 1200 km em alguns casos.
 
Outro grave problema desse tipo de energia, é que ela não pode serarmazenada, sendo consumida à medida que vai sendo gerada. Nesse caso, há continuamente o perigo de uma falta de energia acentuada (black-out).
 
Destacam-se como produtores de energia elétrica os Estados Unidos, a China, o Japão, a Rússia, o Canadá, a Índia, a Alemanha e o Reino Unido.
 
No caso do Brasil que consome mais petróleo do que produz, a energia hidrelétrica é muito importante. Alémdisso, o tipo de relevo brasileiro e seus rios caudalosos favorecem a construção de hidrelétricas tais como: Itaipu, Xingó, Furnas, Três Marias, Urubupungá, Boa Esperança, entre outras, representando o Brasil nesse caso uma exceção em relação à grande maioria dos demais países que têm outros tipos de energia, como produção principal (por exemplo, a energia termelétrica).http://www.frigoletto.com.br/RecNaturais/hidreletrica.htm

Energia hidroelétrica no Brasil

A água é uma fonte de produção de energia que não contribui para o aquecimento global - o principal problema ambiental da atualidade – e ainda é renovável, portanto, inesgotável.

Conforme informações do Atlas de Energia Elétrica da Aneel, ser favorecido por recursos naturais que se transformam em fontes de produção deenergia é estratégico para qualquer país. Entre outros fatores, porque reduz a dependência do suprimento externo e, em conseqüência, aumenta a segurança quanto ao abastecimento de um serviço vital ao desenvolvimento econômico e social. No caso dos potenciais hídricos, a esses argumentos favoráveis somam-se outros dois: o baixo custo do suprimento na comparação com outras fontes (carvão, petróleo,urânio e gás natural, por exemplo) e o fato da operação das usinas hidrelétricas não provocar a emissão de gases causadores do efeito estufa, o que faz a energia hidrelétrica ser classificada como limpa.

O Brasil é o país mais bem provido de recursos hídricos. “Diz-se que o Brasil está para a hidroeletricidade assim como a Arábia Saudita está para o petróleo”, escreveu o jornalista Ricardo Noblatem um artigo no jornal O Globo. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimam que o potencial hídrico disponível no Brasil seja de 242.587 MW. Levando-se em consideração que o mundo ainda produz e consome energia de acordo com padrões ultrapassados, com carvão, petróleo e derivados, que respondem por 80% da energia consumida no planeta, o Brasil é hoje um exemplo por atender ao novopadrão exigido no século XXI.

10 motivos para promover a hidroeletricidade

Representantes de mais de 170 países chegaram a um consenso na Conferência de Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo (2002), e no 3o Fórum Mundial da Água, em Kyoto (2003): toda geração hidrelétrica é renovável e merecedora de apoio internacional. Leia, abaixo, as dez razões que os levaram aesta conclusão.

1. Hidroeletricidade é uma fonte renovável de energia.

A hidroeletricidade usa a energia da água corrente, sem reduzir sua quantidade, para produzir eletricidade. Portanto, todos os empreendimentos hidrelétricos, de pequeno ou grande porte, a fio d’água ou de armazenamento, enquadram-se no conceito de fonte de energia renovável.

2. A hidroeletricidade viabiliza a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia Hidreletrica
  • Energia hidrelétrica
  • Energia Hidrelétrica
  • Energia Hidrelétrica
  • Energia Hidrelétrica
  • energia hidreletrica
  • Energia hidreletrica
  • Energia Hidreletrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!