Energia hidráulica

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO

A utilização da energia cinética e potencial das águas vem sendo utilizada pela humanidade, há tempos passados, já que desde sempre se instalaram variados dispositivos nas margens e nos leitos dos rios. Foi no século XIX que o aproveitamento dessa forma de energia tornou-se mais atraente do ponto de vista encômio, pois com a invenção e implantação dos grupos de turbina egeradores de energia elétrica e a possibilidade do transporte de eletricidade a grandes distâncias, vem se conseguindo obter um elevado rendimento econômico desse aproveitamento. No Brasil, a opção hidráulica é mais utilizada através das usinas hidrelétricas.





















2. ENERGIA HIDRÁULICA

A roda d’água horizontal – com uma potência de cerca de 0,3kW – surgiu,aproximadamente, no século 1. Por volta do século 4, a roda d´água vertical conseguiu aumentar a potência até cerca de 2kW. As rodas d´água eram usadas, principalmente, para moer cereais. Por volta do século 16, a roda d´água era a máquina mais importante e desempenhou um papel fundamental na industrialização da Europa. No século 17, a potência das rodas d´água já atingira níveis bastante elevados.

Apartir das rodas d´água, essencialmente máquinas de conversão da energia hidráulica em energia hidráulica em energia mecânica, foram desenvolvidas posteriormente as usinas hidroelétricas. Um terço da energia elétrica do mundo é produzido por meios hidroelétricos.

A Energia Hidráulica resulta da irradiação solar e da energia potencial gravitacional, que provocam a evaporação, condensação eprecipitação da água sobre a superfície terrestre. O uso da energia hidráulica foi uma das primeiras formas de substituição do trabalho animal pelo mecânico, particularmente para bombeamento de água e moagem de grãos, onde sua característica era a disponibilidade de recursos, facilidade de aproveitamento e, principalmente, seu caráter renovável.

A energia hidráulica ou energia hídrica é a energiaobtida a partir da energia de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou uma queda de água. Através das turbinas hidráulicas (consegue-se prover de energia elétrica a uma rede de energia através de geradores) a energia hídrica pode ser convertida em energia mecânica, aproveitando novastecnologias, a energia hidráulica através do uso de turbinas hidráulicas, devidamente acopladas a um gerador de corrente elétrica, são mais eficientes na conversão de energia primária em energia secundária, podendo chegar a 90% de eficiência. A participação da energia hidráulica na matriz energética nacional é de ordem de 42%.
Apesar da tendência de aumento de outras fontes, devido a restriçõessocioeconômicas e ambientais de projetos hidrelétricos e os avanços tecnológicos aproveitando as fontes não convencionais, tudo indica que a energia hidráulica continuará sendo, por muitos anos, a principal fonte geradora de energia elétrica do Brasil. Para potenciais hidráulicos e geração de energia elétrica exigi-se a formação de grandes reservatórios e, consequentemente, a inundação de grandesáreas. Na maioria dos casos, trata-se de áreas produtivas e (ou) de grande diversidade biológica, exigindo a realocação de grandes contingentes de pessoas e animais silvestres. Existe suas vantagens, pois é um recurso renovável e limpo e é aplicável para a produção de eletricidade a custo relativamente mais baixo por cada MW em relação a outras fontes de energia. Suas desvantagens são um forte impactoambiental através da inundação de áreas habitadas pela população, destruição da flora e da fauna, distância considerável entre o ponto de geração e o ponto de consumo e as secas diminuem o volume da água nos tanques perdendo-se a capacidade de produção de energia;

3. USINA HIDRELÉTRICA

Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • energia hidraulica
  • Energia Hidraulica
  • Energia hidraulica
  • Energia hidráulica
  • por que energia hidraulica
  • Energia hidraulica
  • energia hidraulica
  • Energia hidraulica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!