Energia geotermica

Páginas: 9 (2164 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA
CAMPUS PAU DOS FERROS/RN
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOCENTE: Ms. ARMISTRONG MARTINS DA SILVA
DISCENTES: ALBERTO DIAS VASCONCELOS NETO; CAIO SERGIO PEREIRA DE ARAUJO; CICERO AUGUSTO BESSA FERNANDES; MARIA GEORGIA DA SILVA ANDRADE.


















RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS:
ENERGIA GEOTÉRMICAPAU DOS FERROS/RN
JANEIRO DE 2013
ALBERTO DIAS VASCONCELOS NETO
CAIO SERGIO PEREIRA DE ARAUJO
CICERO AUGUSTO BESSA FERNANDES
MARIA GEORGIA DA SILVA ANDRADE





















RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS:
ENERGIA GEOTÉRMICA






Trabalho apresentado à disciplina Energia, Ambiente eSociedade, do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, sob orientação do professor Ms. Armistrong Martins Da Silva.









PAU DOS FERROS/RN
JANEIRO DE 2013
1 - INTRODUÇÃO

A energia geotérmica é produzida a partir do calor no interior da terra. Gêiseres, fontes de água e lama quente são evidencias visíveis dos grandesreservatórios de calor que existem dentro e abaixo da crosta terrestre. Apesar da quantidade de energia térmica dentro da terra ser muito grande a energia geotérmica está delimitado na superfície do planeta. Estes recursos são finitos e podem esgotar quando expostos a exploração intensiva. Devido ao alto custo para implantação de usinas geotérmicas, poucas pessoas tem conhecimento sobre tal fonte deenergia na qual a exploração é feita em sua maioria por países desenvolvidos e que tenha tecnologia suficiente para a exploração do recurso.
2 – OBJETIVOS

-Explicar o que é a energia geotérmica
-Explicar as formas de obtenção dessa energia
-Apontar pontos positivos e negativos

3 – Desenvolvimento

O que é Energia Geotérmica?
A energia geotérmica existe desde o surgimento do nosso planeta.Geo significa terra e térmica está ligada a quantidade de calor. Abaixo da crosta terrestre existe uma rocha líquida, o magma. A crosta terrestre se localiza acima do magma, que por vezes atinge a superfície através de um vulcão ou de uma fenda.
Os vulcões, as fontes termais e as fumarolas são manifestações conhecidas desta fonte de energia. O calor da terra pode ser aproveitado para usos diretos,como o aquecimento de edifícios e estufas ou para a produção de eletricidade em centrais geotérmicas.

Origem:
Existem “bolsões de água” subterrâneos que podem aquecer ou mesmo ferver quando em contato com o magma, fazendo com que a água quente suba até a superfície terrestre, formando pequenos lagos. A água é utilizada para aquecer prédios, casas, piscinas no inverno, e até para produzireletricidade. Em alguns lugares do planeta a quantidade de vapor d´água é tão grande que é possível utilizar a força desse vapor para girar turbinas que transformam energia mecânica em elétrica. A temperatura da água quente pode ser maior que 2000° C.
Abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios de água e vapor, estes são drenados até a superfície por meio de tubos e canos apropriados.Através desses tubos o vapor é conduzido até a central elétrica geotérmica. Tal como uma central elétrica normal, o vapor faz girar as lâminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através de um gerador. A diferença dessas centrais elétricas é que não é necessário queimar um combustível para produzir eletricidade. Após passar pela turbina,parte do vapor é conduzida para um tanque onde será resfriado. A água que se forma será novamente canalizada para o reservatório onde será naturalmente aquecida pelas rochas quentes.

Aquecimento direto:
O aquecimento geotérmico direto utiliza água de fontes termais ou água subterrânea quente para fornecer calor para casas e escritórios e para negócios como derretimento de neve, produção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia Geotermica
  • Energia geotermica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotermica
  • energia geotermica
  • Energia Geotérmica
  • Energia Geotérmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!