Energia geotérmica

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 20 de junho de 2011
INTRODUÇÃO

A energia tem sido através da história, a base do desenvolvimento das civilizações. Nos dias atuais, são cada vez maiores as necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço e de produção, lazer e, finalmente, para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural.
O conceito de energia alternativa determina que ela não derive apenasde uma alternativa eficiente. Ela é sinônima de uma energia limpa, pura, não poluente e, principalmente, inesgotável, que pode ser encontrada infinitamente no meio ambiente. A energia alternativa ou renovável é aquela onde não se pode estabelecer fim para o seu uso.
Neste trabalho acadêmico abordaremos o assunto energias alternativas no qual o enfoque será voltado a Energia Geotérmica, seufuncionamento, conversão em energia elétrica, cidades que a utilizam e suas vantagens e desvantagens.

2 Energias não renováveis

As fontes de energia não renováveis são aquelas encontradas na natureza e que podem se extinguir com a sua utilização.Uma vez esgotadas,as reservas não podem ser regeneradas.Entende-se como energia não renovável os combustíveis fósseis como o carvão ,opetróleo, o gás natural e urânio.Todas estas fontes de energia têm suas reservas finitas.Algumas delas se formaram a milhões de anos .Portanto serão necessários mais alguns milhões de anos para elas se formarem novamente.

3 Energias renováveis

Energia renovável é aquela obtida de fontes naturais com a capacidade de se regenerar por ação da natureza. São energias abundantes e, portanto,inesgotáveis. A principal vantagem das energias limpas é que elas não agridem tanto o meio ambiente como as energias não renováveis.
Pode-se dizer que as energias renováveis dividem-se em dois grupos: impacto baixo(ex: energia eólica) e impacto médio(ex: biomassa). São definidos quanto ao impacto que causam a atmosfera e ao meio ambiente.

3.1 Energia geotérmica

3.1.1 Conceito“Geotérmico" vem das palavras gregas geo (terra) e therme (calor). Deste modo, geotérmico significa calor da terra.
A Energia Geotérmica aproveita as elevadas temperaturas presentes abaixo da crosta terrestre. Alternadores são acionados por intermédio de água quente ou vapor natural criados pelo calor de rochas ou fluidos a diferentes profundidades do interior da Terra.
Aenergia geotérmica é utilizada em muitas partes do planeta, com destaque para:
- Tuscani, na Itália, onde em 1904 se passou, pela primeira vez, a utilizar a energia geotérmica para a produção de eletricidade.
- Budapeste (Hungria), alguns subúrbios de Paris, Reykjavík (Islândia), e muitas outras cidades, que usam em grande escala a energia geotérmica para aquecimento doméstico.
-a Califórnia, por ter a maior central geotérmica do mundo.
- Em Portugal, a energia geotérmica é utilizada principalmente no Arquipélago dos Açores.

3.1.2 Conversão em energia elétrica

Em centrais geotérmicas, o vapor, calor ou água quente de reservatórios geotérmicos fornece a energia que move os geradores das turbinas e produz a eletricidade. A água geotérmica usada é depoisdevolvida ao reservatório através de um poço de injeção, para ser reaquecida, manter a pressão, e suportar o reservatório.
Há três tipos de centrais geotérmicas. O tipo construído depende das temperaturas e pressões do reservatório.
(A) Centrais de vapor “seco”: o vapor gerado no interior da Terra é usado diretamente eliminando a necessidade de caldeiras e de combustível paracaldeiras. Esta abordagem à energia geotérmica é geograficamente limitada, já que os recursos de vapor seco são muito raros: The Geysers, localizado na Califórnia, é o único campo geotérmico deste gênero nos EUA. As centrais de vapor seco são também as mais antigas e de desenho mais simples, usando vapor geotérmico a partir dos 150ºC para acionar as suas turbinas.

(B)Centrais geotérmica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia Geotermica
  • Energia geotermica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotermica
  • Energia geotermica
  • energia geotermica
  • Energia Geotérmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!