energia eolica

Páginas: 26 (6278 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
ENERGIA EÓLICA


















SÃO PAULO - SP
2011
SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. História da energia eólica 4
2.1. Desenvolvimento de aerogeradores do século XX 6
2.2. Evolução comercial de aerogeradores de grande porte 9
3. Funcionamento 10
3.1. Fatores que influenciaram o regime dos ventos 11
3.2. O que são aerogeradores? Comofuncionam? 13
3.3. Quais os tipos de aerogeradores? Qual o melhor? 14
3.4. Quais elementos compõe um sistema eólico de geração de energia de pequeno porte? 15
4. Energia eólica no Brasil 17
4.1. Suporte do governo 18
3.2. Potencial eólico no Brasil 19
5. Energia eólica no mundo 20
5.1. Potencial eólico instalado no mundo 21
6. Vantagens da energia eólica 23
7. Desvantagens da energia eólica25
8. Conclusão 28
9. Bibliografia 29













1. INTRODUÇÃO

A questão relativa à energia é um problema que assombra o mundo atual, o aproveitamento desta ainda não atingiu um nível satisfatório, visto que a imensa maioria da energia utilizada no planeta é de origem não renovável, seja de fonte mineral, atômica, térmica ou das águas. A energia pode ser utilizada de forma maisresponsável e com menos desperdício, por meios de fontes renováveis como a energia eólica, solar, das marés, geotérmica e de outras mais.
Com este trabalho objetivamos a análise do aproveitamento da energia eólica, que como todas as demais possui certas vantagens e desvantagens, porém o que a faz a diferença não é só um fato ou outro, é o conjunto como um todo e a aplicação desejada da energiagerada.Além desta ser uma fonte de energia renovável, possui uma certa diferença em relação às demais, pode ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populações onde não há um acesso de energia direto e também não necessita de grandes investimentos. Esta última vantagem pode ser aproveitada por pessoas que queiram montar um módulo de energia próprio ao redor de suas casas nãoprecisando se filiar a empresas, como no caso de fontes de energia onde há um enorme e dispendioso volume de energia.
Mas é claro também há desvantagens que devem ser levadas em conta, como o barulho provocado, que não é muito elevado se o módulo for freqüentemente vistoriado, a área ocupada que deve ser específica (sem muitas elevações e civilizações por perto), e principalmente pelo fato de quehoje, como esta tecnologia ainda não está totalmente desenvolvida o seu custo é um pouco elevado, de modo que é muito difícil para uma população ter o seu próprio fornecimento de energia elétrica gerada por meios eólicos e também que seu aproveitamento ainda não é satisfatoriamente elevado, entretanto esse entrave pode ser superado com o desenvolvimento futuro desta tecnologia.

2. HISTÓRIA DAENERGIA EÓLICA

Com o avanço da agricultura, o homem necessitava cada vez mais de ferramentas que o auxiliassem nas diversas etapas do trabalho. Tarefas como a moagem dos grãos e o bombeamento de água exigiam cada vez mais esforço braçal e animal. Isso levou ao desenvolvimento de uma forma primitiva de moinho de vento, utilizada no beneficiamento dos produtos agrícolas, que constava de um eixovertical acionado por uma longa haste presa a ela, movida por homens ou animais caminhando em uma gaiola circular. Existia também outra tecnologia utilizada para o beneficiamento da agricultura onde uma gaiola cilíndrica era conectada a um eixo horizontal e a força motriz (homens ou animais) caminhava no seu interior.
Esse sistema foi aperfeiçoado com a utilização de cursos d’água como força motrizsurgindo, assim, as rodas d’água. Historicamente, o uso das rodas d’água precede a utilização dos moinhos de ventos devido a sua concepção mais simplista de utilização de cursos naturais de rios como força motriz. Como não se dispunha de rios em todos os lugares para o aproveitamento em rodas d’água, a percepção do vento como fonte natural de energia possibilitou o surgimento de moinhos de ventos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia Eólica
  • energia eolica
  • Energia eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!