Energia Eolica OFFSHORE

20215 palavras 81 páginas
Renewables Outlook 2007
Caracterização das várias tecnologias renováveis existentes e emergentes, contribuição para um posicionamento de negócio

Alberto Giuseppe Ferreira Biamonti

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em

Engenharia e Gestão Industrial

Júri
Presidente: Prof. Doutor Rui Miguel Loureiro Nobre Baptista
Orientador: Prof. Doutor José Manuel Costa Dias de Figueiredo
Vogais:

Eng. Pedro Rafael de Sampaio e Melo Neves Ferreira
Prof. Doutor João Carlos Correia Leitão

Agosto 2008

Agradecimentos
Gostaria de agradecer às seguintes pessoas:

Aos meus pais, Maria Helena de Biamonti e Alberto Giuseppe Biamonti, pelo esforço e dedicação que tiveram ao longo da minha educação pois, é devido a eles que me formei enquanto pessoa e profissional.

Ao meu orientador e amigo Prof. José Figueiredo, pela dedicação, apoio e amizade que teve ao longo da minha formação académica.

À equipa da Direcção de Planeamento Estratégico da Energia de Portugal, S.A.. Em particular, gostaria de agradecer ao director Eng. Pedro Neves Ferreira pela oportunidade que me deu em desenvolver a tese assim como no apoio prestado e ao Dr. José Novais Gonçalves e à Dra.
Ana Margarida Sanches pela forte ajuda que me facultaram.

Resumo
Pesquisa e levantamento de dados sobre energias renováveis, análise e reflexão sobre esses elementos, desenvolvimento de modelo de acordo com a metodologia de custos nivelados para aplicar às tecnologias estudadas, e consequente estudo comparativo entre elas. A curva evolutiva do custo nivelado de cada tecnologia em função do ano de investimento, faculta uma plataforma de reflexão estratégica acerca das evoluções possíveis a curto, médio e longo prazo do investimento em renováveis. O referido levantamento foi efectuado utilizando fontes profissionais, trabalhos de consultoria e publicações de associações energéticas profissionais, sempre que possível cotejado com trabalhos académicos. O modelo desenvolvido

Relacionados