Energia eólica

Páginas: 11 (2733 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Energia Eólica
CONTEXTO HISTÓRICO

Com o avanço da agricultura, cada vez mais o homem necessitava de ferramentas que o auxiliassem nas diversas etapas do trabalho. Tarefas como a moagem dos grãos e o bombeamento de água exigiam cada vez mais esforço animal e braçal. Isso levou ao desenvolvimento de uma forma primitiva de moinho de vento, utilizada no beneficiamento dos produtos agrícolas, queconstava de um eixo vertical acionado por uma longa haste presa a ela, movida por animais ou homens caminhando numa gaiola circular. Esse sistema foi aperfeiçoado com a utilização de cursos d’água como força motriz surgindo, assim, as rodas d’água. O uso das rodas d’água precede a utilização dos moinhos de ventos devido a sua concepção mais simplista de utilização de cursos naturais de rios comoforça motriz. Como não haviam rios em todos os lugares para o aproveitamento em rodas d’água, a percepção do vento como fonte natural de energia possibilitou o surgimento de moinhos de ventos, substituindo a força motriz humana ou animal nas atividades agrícolas. O primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata-ventos éproveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C.. Esse tipo de moinho de eixo vertical veio a se espalhar pelo mundo islâmico sendo utilizado por vários séculos. Acredita-se que antes da invenção dos cata-ventos na Pérsia, a China (por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta 1700 A.C) também utilizavam cata-ventos rústicos para irrigação. Mesmo com baixa eficiência devido a suascaracterísticas, os cataventos primitivos apresentavam vantagens importantes para o desenvolvimento das necessidades básicas de bombeamento d’água ou moagem de grãos, substituindo a força motriz humana ou animal.
A introdução dos cata-ventos na Europa deu-se, principalmente, no retorno das cruzadas á 900 anos. Os cata-ventos foram largamente utilizados e seu desenvolvimento bem documentado. As máquinasprimitivas persistiram até o século XII quando começaram a ser utilizados moinhos de eixo horizontal na Inglaterra, França e Holanda, entre outros
países. Os moinhos de vento de eixo horizontal do tipo “holandês” foram rapidamente disseminados em vários países da Europa.
Na Holanda, entre os séculos XVII a XIX, o uso de moinhos de vento em grande escala esteve amplamente relacionado com a drenagem deterras cobertas pelas águas. A área de Beemster Polder, que ficava três metros abaixo do nível do mar, foi drenada por 26 moinhos de vento de até 50 HP cada, entre os anos de 1608 e 1612. Mais tarde, a região de Schermer Polder também foi drenada por 36 moinhos de vento durante quatro anos, a uma vazão total de 1.000m3/min.
Com a Revolução Industrial houve um declínio no uso da energia eólica:Um importante marco para a energia eólica na Europa foi a Revolução Industrial no final do Século XIX. Com o surgimento da máquina a vapor, iniciou-se o declínio do uso da energia eólica na Holanda. Já no início do século XX, existiam apenas 2.500 moinhos de ventos em operação, caindo para menos de 1.000 no ano de 1960. A utilização da energia do vento para os mais variados fins foi difundidaem diversas regiões como a Austrália, Rússia, Estados Unidos, África e América Latina.
O sistema se adaptou muito bem às condições rurais tendo em vista suas características
de fácil operação e manutenção. Toda a estrutura era feita de metal e o sistema de bombeamento era feito por meio de bombas e pistões, favorecidos pelo alto torque fornecido pela grande número de pás. Até hoje esse sistema élargamente usado em várias partes do mundo para bombeamento d’água.

DESENVOLVIMENTO DOS AEROGERADORES

Com o avanço da rede elétrica, foram feitas, também no início do século XX, várias pesquisas para o aproveitamento da energia eólica em geração de grandes blocos de energia. Enquanto os Estados Unidos estavam difundindo o uso de aerogeradores de pequeno porte nas fazendas e residências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia Eólica
  • energia eolica
  • Energia eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!