Energia Eólica

Páginas: 6 (1259 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014














Aproveitamento da Energia Eólica












São Paulo

2014

Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome:RA:






Aproveitamento da Energia Eólica



Trabalho apresentado como exigência para a avaliação da disciplina MTA , do curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista, sob orientação do professor.








SÃO PAULO – SP
2014




Sumário

























Introdução
Energia Eólica:
A energia eólica é uma forma indireta de obtençãode energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares. Em outros termos, a energia eólica é a energia do movimento (cinética) das correntes de ar que circulam na atmosfera.
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por isso, umas dasprincipais apostas no campo das fontes renováveis de energia.
Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o vento apresenta velocidade média igual ou superior a7 m/s, a uma altura de 50 m, em apenas 13% da superfície terrestre. Essa proporção varia muito entre regiões e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental.
A utilização dessa fonte para geração de eletricidade, em escala comercial, começou na década de 1970, quando se acentuou a crise internacional de petróleo. Os EUA e alguns países da Europa se interessaram pelo desenvolvimento de fontesalternativas para a produção de energia elétrica, buscando diminuir a dependência do petróleo e carvão.
Quanto à aplicação desse tipo de energia no Brasil, pode-se dizer que as grandes centrais eólicas podem ser conectadas à rede elétrica uma vez que possuem um grande potencial para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN). As pequenas centrais, por sua vez, são destinadas ao suprimento deeletricidade a comunidades ou sistemas isolados, contribuindo para o processo de universalização do atendimento de energia. Em relação ao local, a instalação pode ser feita em terra firme (on-shore) ou no mar (off-shore).
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui 248 megawatts (MW) de capacidade instalada de energia eólica, derivados de dezesseis empreendimentos emoperação. O Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, elaborado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), mostra um potencial bruto de 143,5 GW, o que torna a energia eólica uma alternativa importante para a diversificação do "mix" de geração de eletricidade no País. O maior potencial foi identificado na região litoral do Nordeste e no Sul e Sudeste. O potencial de energia anual para oNordeste é de cerca de 144,29TWh/ano; para a região Sudeste, de 54,93 TWh/ano; e, para a região Sul, de de 41,11 TWh/ano.

Energia Eólica Sopra Forte no Brasil
Em2011 energia eólica aumentou sua competitividade no Brasil, isso se deve ao crescimento de produtividade e diminuição dos custos de geração, isso contribuiu para que a fontede energia limpa se consagrasse no país, nestemesmo ano foiconsiderada a segunda fonte mais barata.
Ela se expandiu à velocidade de foguete nos últimos anos e hoje é a fonte que mais cresce no Brasil. Até 2018, a participação da energia eólica na matriz energética brasileira vai saltar dos atuais 3% para 8%.
Segundo o último boletim sobre o setor, divulgado esta semana pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), em seis anos, a capacidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia Eólica
  • energia eolica
  • Energia eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!