Energia Eólica

Páginas: 14 (3450 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
Energia Eólica
História
Com o avanço da agricultura, era necessário um auxilio nas várias etapas do trabalho, principalmente nas tarefas que exigiam mais esforços braçais como: moer os grãos e o bombeamento da água. Essa necessidade levou ao desenvolvimento de moinho de vento.
Essa técnica foi sendo aperfeiçoada com a utilização da força d‘água, surgindo assim à roda d‘água. O uso da rodad‘água precede a do moinho de vento devido à utilização de recursos naturais como o rio. Mas como não se dispunha de rios em todos os lugares para o uso das rodas d‘água, viram que o vento também servia como fonte de energia para a agricultura.
O primeiro registro histórico do uso da energia eólica no bombeamento d‘água e para moer os grãos através dos cata-ventos que eram constituídos por uma ou maisvigas de madeira posicionadas verticalmente, em cuja base apresentava uma pedra de rebolo fixa no eixo rotativo que se move com o vento, foi na Pérsia, datado em 200 a.C. Esse tipo de moinho veio a ser espalhado pelo mundo islâmico sendo utilizado por vários séculos. Existem relatos de que na China por volta de 2000 a.C. também se usava cata-ventos rústicos para a irrigação, mas não se sabem muitosobre o desenvolvimento desses cata-ventos.
Os cata-ventos foram introduzidos na Europa no retorno das cruzadas, onde tiveram grande utilização. As máquinas primitivas deixaram de ser usadas por volta do século XII quando na Holanda começaram a ser criados moinhos de eixo horizontal que foram rapidamente espalhados pela Europa. Sem dúvida, os moinhos de vento tiveram uma grande influência naeconomia agrícola, com o avanço tecnológico das pás, sistema de controle, eixos etc. A energia que o vento produzia era usado em várias atividades.
Entre os séculos XVII a XIX, com a grande escala dos moinhos vários eram usados para a drenagem de terras cobertas por água. O primeiro moinho de vento construído para a produção de óleo vegetal foi em 1582. Em 1586 foi construído o moinho de vento parafabricar papel, para acompanhar o surgimento da imprensa. Os moinhos tiveram grande variedade de aplicação, com isso o número de moinhos nesse período mostra a importância do seu uso em diversos países.
Um marco muito importante para energia eólica foi à Revolução Industrial no final do século XIX. Com o surgimento das máquinas, foi reduzido o uso de moinho de ventos por toda a Europa. Em 1923,foi criada uma sociedade de conservação, melhoria de desempenho de moinho, para não ser extinto com o avanço da revolução industrial.

“A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um geradorelétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidadee à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.
Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, auma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o vento apresenta velocidade média igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m, em apenas 13% da superfície terrestre. Essa proporção varia muito entre regiões e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental.
A utilização dessa fonte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia Eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!