energia eólica

Páginas: 29 (7184 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

Depois que foram descobertas as energias renováveis, muita coisa mudou no mundo em que vivemos principalmente na questão da economia e necessidade de se ter novas ideias ecologicamente corretas.
Dentro do contexto de definição, até sua modernização, a energia eólica apresenta os benefícios que pode trazer para o ambiente e consequentemente para o ser humano, sendo levados emconsideração vários aspectos positivos pelo qual os países, principalmente o Brasil, podem aproveitar dessa tecnologia sustentável.
Porém dando contraste á esses benefícios também se consideram os impactos negativos, mas que estão sendo amenizados, dando solução á qualquer tipo de problema que possa colocar a atividade eólica como sendo prejudicial tanto á sociedade como á fauna ou á flora.Entretanto, favorecendo os aspectos convenientes á implantação desse recurso renovável, levando em conta seu custo, seu potencial para gerar esse tipo de energia, a independência com os combustíveis fósseis que causam prejuízo ao meio ambiente, e principalmente seus proveitos sustentáveis, torna-se evidente que a implantação da energia eólica só trás benefícios tanto sociais, quanto econômicos.2. ENERGIA EÓLICA

2.1.1 O conceito
A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da áreacoberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatoresque influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.
Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s(GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o vento apresenta velocidade média igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m, em apenas 13% da superfície terrestre. Essa proporção varia muito entre regiões e continentes.

2.1.2 A descoberta e origem
Não se sabe ao certo quando a energia eólica foi inventada, porém têm-se uma ideia de que há milhares de anos ela foiprimeiramente aproveitada no Oriente, por máquinas sobre placas para produzir trabalho.


Moinho de vento 1859. Fonte: www.commons.wikimedia.org

Acredita-se que com a Idade Média o homem começou a utilizar com mais freqüência essas forças aerodinâmicas, tendo como conseqüência as grandes navegações e as maiores eficiências das máquinas eólicas.
Seu uso comercial para fornecimento de energiaelétrica, deu-se no início da década de 1970, período no qual se deu a crise internacional do petróleo. Assim, alguns países desenvolvidos que dependiam do petróleo e do carvão, como os da Europa e os Estados Unidos, começaram a possuir certo interesse por fontes alternativas para geração de energia elétrica.
O grande auge do emprego da energia eólica para originar eletricidade deu-se na Dinamarca em1980, quando as primeiras turbinas foram fabricadas. Esta tinham uma capacidade de 30 á 55 Kw, muito pequena comparada as turbinas dos dias de hoje.
Entretanto com o surgimento e crescimento da utilização de máquinas a vapor, no século XIX, os moinhos de vento, que foram inventados na Pérsia no século V, usados para bombear água e a partir dos ventos que batiam nas hélices, e ao girar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia Eólica
  • energia eolica
  • Energia eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!