Energia Eólica

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
CAMPUS DE UMUARAMA
ENGENHARIA AMBIENTAL
Introdução a Engenharia Ambiental




Energia Eólica




Acadêmico(a): Fernando Aparecido de Lima








INTRODUÇÃO:

A energia e um dos principais constituintes da sociedade moderna. Ela e necessária para se criar bens com base em recursosnaturais e para fornecer muitos dos serviços com quais temos nos beneficiados. A energia não pode ser criada ou destruída, mas apenas convertida ou redistribuída de uma forma para outra. O meio ambiente e o desenvolvimento econômico está fortemente ligado a energia.
Perturbados com as fontes não- renováveis gerando mudanças climáticas, causando o efeito estufa e grandes impactos ambientais. Governos eempresas de todo o mundo estão fazendo pesquisas para fontes de energia renováveis nas qual se destaca a energia eólica.
O vento como fonte de energia apesar de ser renovável, porém não é moderna, pois esta fonte teve os primeiros indícios entre 2000 e 1700 a.c na Babilônia e na China por meio de moinhos com o intuito de moer grãos, bombear água. Os moinhos de vento foram introduzidos na Europapor volta do século XII e, em 1750, a Holanda tinha 8 mil deles e a Inglaterra 10 mil. Porém com o desenvolvimento do carvão e do petróleo o vento foi esquecido como fonte de energia. Por volta de 1970 com a crise internacional do petróleo começou a utilizar novamente.
A eólica e a forma de energia que mais cresce atualmente, até 400% da capacidade instalada nos Estados Unidos no período de1990 a 2004. Hoje existem mais de 30 mil turbinas eólicas em todo o mundo, com a capacidade de 40.000 MW. Estima-se que este tipo de energia poderá suprir de 5% a 10% da demanda de eletricidade dos Estados Unidos por volta de 2020.
No Brasil devido ao seu crescimento fez com que demanda nacional de energia elétrica aumentasse, a ponto de indicar preocupações, fazendo com que o Governo Federalpensasse em Energias Alternativas, caso falte energia elétrica surge ai através da lei nº 10438/2 o PROINFA (Programa de Incentivo as Fontes de Energia Alternativa) instituído com o objetivo de aumentar a participação da energia elétrica produzida por empreendimentos concebidos com base em fontes eólicos, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. Foi o principal motor para o desenvolvimento deenergia eólica do Brasil. Esta fonte de energia pode gerar alguns problemas que são considerados pequenos perante as suas grandes vantagens.
A geração de energia eólica e conduzida a partir de aerogeradores de três pás (hélices) esse aero gerador tem um movimento rotatório rápido, o vento ao percorrer pelo roteador aciona a turbina que está ligada a um gerador elétrico que executa atransformação de energia cinética em elétrica. Grande maioria dos novos aerogeradores tem sua hélice fabricada por um plástico forte (poliéster ou epóxi). Não há um tamanho especifico para as pás, são fabricadas devido a capacidade de vento existente no local, um aero gerador capaz de gerar 600vw tem hélices com 20 metros de comprimento a um diâmetro de 42 metros, mas isto e considerado pouco próximo dos novose modernos aerogeradores. Todavia há uma serie de estudos para saber se o vento e considerada aproveitável ou não, é preciso que sua densidade seja maior que 500 MW, há uma altura de 50 metros, e que a velocidade mínima deste vento seja de 7 a 8 m/s.











Desenvolvimento:

A preocupação com as mudanças climáticas e os gases emitindo o efeito estufa forçou grandes estudos paraas fontes de energia renovável, a partir da assinatura do protocolo de Quioto em 1997. Buscando então a perspectiva de criar fontes de energia alternativas que causassem menos impactos ambientais e fossem menos poluentes surge então a ideia de utilizar o vento como uma fonte de energia. Segundo o intergovernamental panel on climate change (IPCC), essa fonte de energia oferece um grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia Eólica
  • energia eolica
  • Energia eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!