Energia Eólica

Páginas: 11 (2592 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
Introdução

A utilização das chamadas fontes de energia limpas, renováveis ou alternativas, são assim conhecidas, pois quando utilizadas não emitem gases de efeito estufa nem outras emissões, ao contrário do que acontece com a geração de energia através da utilização de combustíveis fosseis, como o carvão mineral e o petróleo. Por utilizarem recursos renováveis, ou seja, recursos disponíveisna natureza no presente e no futuro, como por exemplo, o Sol, os ventos, as ondas e outros recursos, gerando respectivamente energia solar, eólica e das ondas.
O presente material de pesquisa visa discutir a geração de energia elétrica aliada as questões ambientais por meio da utilização da energia eólica, que apresenta inúmeras ganhos, mas também resulta em alguns impactos negativos, como a mortede aves nas hélices dos aerogeradores, poluição sonora e outros impactos que podem ser discutidos ao longo do material, compreendendo a necessidade de crescentes investimentos e estudos nessas formas de energia.
A energia eólica é gerada pela ação dos ventos na movimentação de grandes turbinas fixadas em um eixo, denominadas de aerogeradores, seu funcionamento é dado através da transformação daenergia mecânica da rotação das turbinas em energia elétrica, para isso são utilizados vários aerogeradores para tornar a produção mais rentável ou podem ser utilizados de maneira isolada em localidades remotas e distantes da rede de transmissão. Sua utilização é mais comum em áreas litorâneas devido a maior regularidade dos ventos e já foram apresentados diferentes projetos responsáveis poraumentar gradativamente a utilização da energia eólica no Brasil e no mundo.
















Energia Eólica

A energia eólica provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, relativo à Éolo (deus dos ventos na mitologia grega).
É aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos a velas e para o funcionamento das engrenagens dos moinhos, a energia eólica é transformadaem mecânica, utilizada inicialmente na Pérsia no séc. V. utilizada para moer grãos ou bombear água, para fabricar farinhas ou drenar canais. . Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade), sendo pela primeira vez utilizada como uma turbina eólica comercial ligada àrede elétrica pública em 1976, na Dinamarca.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais prósperas fontes naturais de energia, por ser renovável; não se esgota, é limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxiliando assim na redução da emissão de gases que agravam o efeito estufa.

Funcionamento


- AproveitamentoNo início da utilização da energia eólica, surgiram turbinas de vários tipos, com o passar do tempo, consolidou-se o projeto de turbinas eólicas com: eixo de rotação horizontal, três pás, alinhamento ativo, gerador de indução e estrutura não flexível.
Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica foi de aproximadamente 158 gigawatts (GW), suficiente paraabastecer as necessidades básicas de dois países como o Brasil que gastou em média 70 gigawatts em janeiro de 2010. Expandiu-se muito esse tipo de energia no mundo se comparado a 2008, em que a capacidade mundial foi de cerca de 120 GW e, em 2007, 59 GW.
O Brasil realizou o seu primeiro leilão de energia eólica em 2009, em um movimento para diversificar a sua matriz de energia. As empresasestrangeiras se esforçaram para participar. No início desta década, uma grande seca no Brasil limitou água às barragens hidroelétricas do país, causando uma grave escassez de energia. A crise, que devastou a economia do país e levou ao racionamento de energia elétrica, ressaltou a necessidade do país em diversificar suas fontes de energia. Para produção de energia de dois gigawatts foi preciso de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia eolica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia eólica
  • Energia Eólica
  • energia eolica
  • Energia eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!